Ferramentas essenciais para técnicos de manutenção

Trabalhar com as ferramentas certas garante um alto índice de produtividade. Isso não é segredo para os profissionais que atuam nas visitas de campo. Porém, com as demandas do dia a dia, que são muitas, esse tema pode ser esquecido facilmente. Por isso, estamos aqui para te lembrar e dar aquela ajuda básica. Que tal fazer uma lista de ferramentas para técnicos e checar se está tudo ok com as utilizadas atualmente pela sua equipe?

Ter as ferramentas adequadas para promover um serviço de alto padrão auxilia aos técnicos a realizarem os reparos da melhor maneira possível. Ainda, ter todas as ferramentas e equipamentos necessários no carro com ele, faz com que a visita solucione qualquer tipo de problema, sem necessidade de retorno. Além de já reparar o equipamento danificado, o cliente não tem aquela mão de obra de se programar para receber novamente o profissional. Mas as ferramentas que vamos citar aqui vão além das utilizadas para o reparo e manutenção.

Lista essencial de ferramentas para técnicos:

check-list de equipe externa é uma ferramenta eficaz para todo o trabalho conduzido na visita de campo. Entre outras atribuições, o check-list aponta as atividades que foram realizadas na visita; indica se houve troca de equipamentos ou peças; aponta as características do serviço/produto utilizado pelo cliente; direciona o técnico para uma instalação/reparo assertivo e evita questionamentos diretos ao cliente final, que muitas vezes pode não ter conhecimento de trâmites técnicos.

Relatório fotográfico é outra ferramenta que não pode faltar. O documento serve para que as empresas prestadoras de serviço acompanhem a execução de um trabalho. É gerado a partir de fotos e anotações realizadas em vistorias. Ou no momento em que o serviço é realizado.

ordem de serviço é muito mais que um documento. É a partir dela que a empresa dará aos seus técnicos todo o fluxo de trabalho do dia. E ainda, por meio dela, é possível mensurar, quantificar e qualificar os trabalhos realizados durante determinados períodos. Mais que um controle, é uma forma de avaliar a produtividade da sua empresa prestadora de serviço.

Os que não podem ficar de fora…

Nem precisamos citar sobre a importância dos equipamentos para proteção individual, os famosos EPIs. Verifique corretamente quais são os ideais e faça sempre um reforço junto à sua equipe sobre a importância do uso.

Sua empresa tem uniforme? Atente-se à aparência do tecido. Dependendo da qualidade, após muitas lavagens, o aspecto pode passar desleixo. O indicado é que sempre tenha em estoque para possíveis emergências.

Como otimizar as ferramentas para técnicos

Como são muitas “coisas” a serem feitas e até carregadas, além das ferramentas em si, o gestor pode tomar uma decisão muito importante que poderá mudar todo o status da prestadora.

Os trabalhos de instalação elétrica

Os trabalhos de instalação, reparo e manutenção elétrica exigem ferramentas manuais profissionais específicas, ou seja, desenvolvidas de acordo com as características e as necessidades desse tipo de serviço. Desta forma, não por acaso, toda a engenharia desde a idealização e concepção dos produtos, passando pelos insumos, processo de produção e testes de qualidade, as chamadas ferramentas manuais isoladas são produzidas para tal objetivo.

A gama de produtos necessários para esse segmento é muito amplo e bem diversificado: chaves de boca e aperto, torquímetros, soquetes, extensões, catracas, pinças, alicates, tesouras, arcos de serra, navalhas, estiletes, lâminas, tapetes isolados, luvas, parafusadeiras, furadeiras, e até instrumentos de medição e etc.

As normas que regem a padronização e as regulamentações para os trabalhos envolvendo eletricidade devem ser observadas e seguidas. No Brasil, a ISO 9001 e as normas NR10 (que visam garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade) e a NR35 (que trata da segurança nos trabalhos em altura), e que no caso da manutenção dos elevadores recebem atenção especial são as mais importantes.

Notadamente na fase de testes, pós-produção, é possível verificar com clareza a qualidade das ferramentas, por meio de diversas avaliações: provas de batida, penetração, mecânica, não propagação de chamas, controle dimensional, além de exames de isolamento elétrico, aderência e nitidez das marcações.

O uso inapropriado de ferramentas para trabalhos de instalação e manutenção elétrica, além de não proporcionar os resultados esperados, coloca em risco a vida do trabalhador. Assim, é fundamental que, tanto a empresa quanto o colaborador, estejam cientes da necessidade de contar com ferramentas manuais isoladas de boa qualidade, seja em instalações de até 1000V (corrente alternada), seja em instalações de até 1500V (corrente contínua).

SAIBA QUAIS SÃO AS FERRAMENTAS ISOLADAS EXIGIDAS PELA NR 10 NO KIT PARA ELETRICISTA

As Ferramentas Isoladas são aquelas usadas por eletricista. Mas você sabe quais as ferramentas que são exigidas pela NR 10 no Kit de Eletricista?

A Norma Regulamentadora nº 10 (NR 10) trata da segurança das instalações e serviços em eletricidade, estabelecendo um conjunto de procedimentos e cuidados que visam garantir melhores condições de segurança e saúde no trabalho com instalações elétricas.

A utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e uniforme para eletricistas são os principais pontos definidos pela NR 10, que também proíbe a presença de adornos pessoais durante a execução do trabalho com eletricidade. A Norma também determina a obrigatoriedade de usar ferramentas isoladas, ou seja, que impedem a passagem de eletricidade e protegem o usuário de descargas elétricas.

Principais ferramentas isoladas exigidas pela NR 10:

Alicate desencapador para terminais, Chave fixa, Chave catraca, Chave de fenda, Chave inglesa, Chave estrela, Arco de serra com isolamento e Faca de lâmina curva.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS

Vega Style na ExpoElevador

Wittur na ExpoElevador

Ziehl-Abegg na ExpoElevador

Scanchip na ExpoElevador