Por Darlan Evandro
Qual a melhor rede social para atração de clientes para o seu negócio? O Whatsapp está mostrando bons números atualmente? Você está conseguindo atrair clientes pelo Facebook? Ou tudo isso já era e a bola da vez é o Instagram?
Cada rede social ou já teve ou está tendo o momento “queridinho do público”. Porém, com a evolução das mídias, dos formatos de conteúdo e o maior número de redes sociais disponíveis, a atenção das pessoas está sendo diluída em diversos meios digitais.
Muitos usuários e empresas tentam fazer parte de todas as redes sociais do momento e muitas vezes não conseguem tirar real proveito de uma sequer. Mas nunca, no mundo todo, as redes sociais foram tão utilizadas tanto em quantidade de usuários quanto em tempo de utilização diária. De acordo com a GLobalWebIndex, uma pessoa fica em média 143 minutos por dia conectada às redes sociais.
E se uma onda está boa e nós temos prancha e sabemos surfar, devemos aproveitá-la, pois o mar pode virar. Por isso, vamos falar neste artigo sobre qual a melhor rede social para construção de uma audiência engajada, qual rede é indicada para construir presença online e atrair clientes.
O alicerce:
Antes de falarmos sobre redes sociais, a mídia número 1 que sua empresa precisa estar (antes de qualquer outra), é o próprio site. No seu site você pode criar, divulgar e compartilhar conteúdos muito mais aprofundados e detalhados, postar diversos formatos de conteúdo como textos, vídeos, áudios, fotos, entre outros.
Então se você ainda não fez este dever de casa, procure criar, atualizar, renovar seu site o mais breve possível. Esta precisa ser sua base, a partir daqui você irá começar a trabalhar outras mídias. Até porque podemos considerar as redes sociais uma terra alugada. Você não tem controle sobre a plataforma. Amanhã ou depois, o Facebook pode ter o mesmo destino que o Orkut. O Whatsapp pode ter o mesmo destino que o MSN.
Já o seu site é uma terra sua, onde você tem total controle. A utilização das redes sociais deve objetivar a atração de pessoas para seu site.
O irmão mais novo do Google
O Google tem um irmão mais novo e é um irmão de peso. Ele é o Youtube! É o segundo maior mecanismo de busca, perdendo somente para o Google. São mais de 1,9 bilhão de usuários conectados todos os meses. Os mais diversos assuntos são abordados na plataforma, desde negócios até culinária.
Com certeza é um lugar que tem espaço para sua empresa. Com pouco mais de 3 anos de vida, meu canal no Youtube (procure por Darlan Evandro), já contabiliza quase 80 mil inscritos. E eu comecei já com essa quantidade de seguidores? Não! Comecei da mesma forma que todas as outras marcas, partindo do zero. É fácil? Não, mas é totalmente possível.
Quando sua marca começa a atrair pessoas interessadas no seu segmento, você começa a criar audiência, que é um dos maiores ativos que você pode ter na sua empresa. Sem contar que conteúdos em vídeo geram conexão e autoridade, pois é um formato praticamente “ao vivo” e é um formato que está crescendo cada vez mais.
Basta a você entender como utilizar o vídeo como estratégia de venda. Que tipo de conteúdo em vídeo poderia ser criado para atrair e engajar possíveis clientes?
Instagram
Pode-se dizer que o Instagram é a rede social do momento. Antes era conhecida somente pelos conteúdos visuais e de rápido consumo, ótima plataforma para produtores de conteúdo e influenciadores.
Mas houve uma mudança significativa na plataforma. Muitos usuários começaram a migrar do Facebook para o Instagram, pois o conteúdo lá ficou mais atraente. Quando digo atraente, é um conteúdo mais útil e mais fácil de ser consumido. Normalmente é uma foto com uma descrição relevante.
Houve grande aumento nos conteúdos em formato de Stories, pois é uma funcionalidade onde é possível compartilhar conteúdos mais informais, seja mostrando o dia a dia ou mostrando a empresa de uma forma mais natural.
Algo que vem sendo muito utilizado, principalmente pelos grandes players é a funcionalidade chamada “Closed Friends”, onde você consegue selecionar dentro da rede social, melhores amigos para receberem um conteúdo exclusivo seu. Algumas marcas chegaram a comercializar esta funcionalidade. Para que você pudesse fazer parte do “Closed Friends” de determinada marca e receber conteúdos exclusivos, você precisava pagar.
Pontos positivos desta rede social é a facilidade em criar e consumir conteúdo. Para consumir, basta abrir o aplicativo e procurar as marcas, empresas e empreendedores de seu interesse. Já olhando para o lado da criação, também é muito fácil. Não é necessário equipamentos de última geração, na verdade só é necessário o próprio smartphone.
A facilidade em fazer lives ou criar Stories tornou o Instagram extremamente útil independentemente do nível de investimento que uma empresa possua. Basta ter um conteúdo atrativo que esteja alinhado com seu funil de vendas para conseguir bons resultados.
Já o Whatsapp também vem sendo uma ferramenta incrível para comunicação, pois são diversas as facilidades como: custo praticamente zero, todo mundo utiliza, você pode se comunicar através de diversos tipos de conteúdo e a resposta é praticamente imediata.
O problema é que muitas pessoas utilizam de forma um tanto quanto agressiva, o que pode acabar se tornando spam e você ou sua empresa acaba se tornando aquele “vendedor chato”.
Mas qual é a melhor rede social para seu negócio?
Para quem está começando a construir sua marca no meio digital ou começando a criar a estratégia de atração de clientes, o ideal é escolher a rede social que você fique mais à vontade para criar ou então escolher pelo tipo de conteúdo que você tem possibilidades de criar.
Não adianta escolher o Youtube caso você não se sinta bem em criar vídeos, ou então nem tenha interesse em desenvolver esse lado. Caso você já conheça o Instagram e o usa com frequência, mas não gosta de gravar vídeos, pode optar por conteúdos em texto ou publicações com fotos. O importante é se sentir à vontade com a plataforma e mais à vontade ainda na hora de criar conteúdos atrativos para sua marca.
Inicialmente, minha sugestão é que foque em um canal. Crie conteúdos, busque aprender sobre os algoritmos desta determinada rede e conforme for conseguindo os primeiros resultados, continue com o trabalho e abra o leque participando de uma nova rede social.
A diversificação das suas fontes de tráfego é muito importante, quanto mais pontos de contato você tem com sua audiência, mais forte sua marca fica e mais fácil é para você se comunicar com ela.