Por Eng. Paulo Roberto dos Santos
Estamos vivendo em um mundo com dispositivos e máquinas cada vez mais conectados, inteligentes, autônomos e virtuais. Este fenômeno, da quarta revolução industrial, ou simplesmente Indústria 4.0, faz com que as empresas busquem implementar cada vez mais soluções baseadas em IoT, ou Internet das Coisas.
O que temos notado é um sentimento de frustração em muitos casos. Alguns projetos de IoT se tornam grandes projetos. As grandes aplicações integradas de IoT são intrinsecamente complexas por uma série de motivos, portanto, deve haver falhas.
Os usuários finais não falam sobre os projetos falhos, seria uma jogada estúpida, mas alguns fornecedores falam. Por exemplo, em maio de 2017, a Cisco estava indicando uma taxa de falha de 75% e em julho de 2019 a Microsoft afirmou que 30% dos projetos de IoT falham no estágio de prova de conceito.
Um relatório recente de 100 páginas da Beecham Research, detalha e quantifica as principais razões. Eles incluíram questões de negócios, como a necessidade de uma estratégia bem definida e um conjunto claro de objetivos, bem como preocupações técnicas sobre segurança e a combinação complexa de IoT de tecnologias de comunicação e computação.
Os entrevistados eram naturalmente mais inclinados a discutir o sucesso do que o fracasso. Cerca de 42% consideraram seus projetos totalmente bem-sucedidos (12%) ou principalmente bem-sucedidos (30%), enquanto 58% consideraram que seus projetos de IoT não foram bem-sucedidos (18%) ou mal sucedidos (40%).
O que exatamente é a Internet das Coisas?
Eu sei que a IoT dispensa apresentações, pois é uma palavra da moda hoje. No entanto, para aqueles que são novos na IoT, aqui vai a definição.
A Internet das coisas (IoT) é um sistema de dispositivos de computação interconectados, máquinas mecânicas e digitais fornecidas com identificadores exclusivos (UIDs) e com a capacidade de transferir dados por uma rede, sem a necessidade de interação humano-humano ou humano-computador. (Fonte: Wikipedia)
Por que a IoT é tendência?
Assim como qualquer empresa que felizmente ignorou a Internet na virada do século, aquelas que rejeitam a Internet das Coisas correm o risco de ficar para trás. Isso mostra a importância da IoT no cenário de negócios de hoje. Os dados são a chave para o sucesso dos negócios hoje. A IoT fornece os dados instantaneamente de qualquer nível, para melhorar ou ajustar o desempenho do processo.
Além disso, a IoT combinada com tecnologias inteligentes como IA, Mobile, Cloud, etc., permite um processamento de dados mais rápido para uma tomada de decisão. Com tantas vantagens, não é de admirar porque as implementações de IoT estão atingindo seu pico em todo o mundo.
Que tipo de problemas a IoT resolve?
Dentre os diferentes problemas, a IoT pode melhorar a segurança e a produtividade da força de trabalho e economizar tempo, fornecendo acesso aos dados certos no momento certo. O acesso aos dados críticos, quando necessário, é uma grande vantagem para qualquer empresa progredir mais rapidamente e ter um desempenho melhor.
Como funciona a IoT?
Os dispositivos IoT têm sensores, software e tecnologias incorporados para capturar dados em tempo real de locais, com envolvimento humano limitado ou nenhum. A maioria dos dispositivos IoT são usados para coleta automática de dados, que ajuda os humanos a ajustar e melhorar a eficiência do processo.
É assim que funciona um sistema IoT.
Os dispositivos IoT são fixados em máquinas/equipamentos/ativos e os sensores do dispositivo começarão a coletar os dados. Os dados capturados são repassados para a nuvem via Bluetooth, Wifi ou por meio de algum tipo de conectividade.
Os dados são processados na nuvem. A plataforma IoT analisa os dados e os mapeia com métricas ou valores pré-configurados. Se houver uma incompatibilidade de dados ou qualquer desvio, um alerta imediato é enviado aos usuários. Os usuários podem então agir sobre o problema e resolvê-lo rapidamente. Isso melhora a eficiência do processo.
3 principais motivos pelos quais os projetos de IoT falham
- Falta de compreensão dos riscos de segurança cibernética da IoT – quando se trata de qualquer implementação de tecnologia, o foco na segurança de dados e dispositivos é fundamental. Relatórios de ataques cibernéticos crescentes e violações de dados devido a dispositivos IoT inseguros estão aumentando.
Muitas empresas que não percebem a profundidade e amplitude dos riscos de segurança cibernética estão enfrentando a ira dos clientes, fazendo-os perder a confiança na marca.
- Implementando IoT para um único problema – Outro grande erro que a maioria dos líderes cometem é implantar IoT para resolver um ou dois problemas discretamente. Haverá impacto quando sua empresa precisar dimensionar as implementações de IoT para outros processos / áreas.
O planejamento holístico para a implementação de IoT é necessário para identificar pontos de integração entre os processos, utilizando a infraestrutura de IoT de forma eficaz para ter uma implementação bem-sucedida em toda a organização.
- Falta de profissionais qualificados – Apenas 33 por cento dos adotantes atuais acham que suas empresas têm trabalhadores e recursos adequados para ver seus projetos até a realização.
Ter conhecimento limitado de IoT geralmente leva a falhas no projeto de IoT. Especialmente, as pequenas empresas não podem envolver sua equipe para trabalhar em um projeto de IoT, pois têm prioridades e funções em constante mudança para desempenhar todos os dias.
Para evitar possíveis falhas no projeto de IoT e aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia emergente, a parceria com um especialista em IoT é recomendada por especialistas.
Como selecionar o parceiro IoT certo e reduzir o risco de falha?
- Certifique-se de que o parceiro tenha um histórico comprovado em seu caso de uso específico. Como mencionei anteriormente, a IoT tem uma infinidade de casos de uso. Portanto, certifique-se de que a empresa de desenvolvimento de aplicativos IoT tenha conhecimento relevante em seu caso de uso específico. Frequentemente, escolher um parceiro com experiência limitada ou nenhuma experiência em seu caso de uso pode produzir resultados desastrosos.
- Verifique se o seu parceiro pode colaborar e trabalhar com vários fornecedores. Muitas implantações podem exigir mais de um parceiro e algumas soluções de IoT podem exigir mais de dois ou três parceiros de tecnologia para colaborar para o sucesso do projeto.
Encontrar parceiros com histórico comprovado de trabalho com várias partes interessadas aumentará o sucesso do projeto e ajudará a evitar riscos potenciais.
- Peça outros serviços do seu parceiro. A maioria das empresas falha nesta área e verificar os serviços operacionais do seu parceiro é obrigatório para um projeto de IoT de sucesso.
Solicite contas de referência para verificar os serviços operacionais prestados pelo parceiro. Os serviços podem variar de suporte de atendimento ao cliente, treinamento e suporte até a solução e gerenciamento de problemas. Isso é útil a longo prazo e economiza custos operacionais adicionais. As principais empresas de IoT fornecerão esses dados antes mesmo de um cliente solicitá-los.
- Certifique-se de que o parceiro pode fornecer suporte local. Descubra se a empresa parceira pode fornecer suporte local para seu projeto. Ter uma equipe nas proximidades é uma vantagem, especialmente para empresas que carecem de experiência interna em TI. Desenvolver e implantar soluções de IoT pode ser complicado e ter suporte local sempre pode fazer maravilhas.
- Descubra alguém que pode desenvolver soluções ponta a ponta. Os projetos de IoT são complexos e podem exigir mais de uma solução para sobrecarregar a produtividade esperada. Portanto, a parceria com um fornecedor que pode desenvolver diferentes soluções de IoT para seus processos de negócios simplificará a conexão de seus diferentes processos e a extração da saída necessária.
- Verifique se o seu parceiro pode ajudar a atingir os padrões de conectividade. É óbvio que a IoT fornece a conectividade mais necessária. Mas existem diferentes parâmetros, como largura de banda, potência, consumo e alcance que a tecnologia IoT de hoje utiliza. Encontre um parceiro que possa ajudá-lo com o acesso aos serviços acima mencionados para estabelecer os padrões de conectividade corretos.
- Garanta escalabilidade. Nenhuma empresa quer ter um conjunto de hardware e solução em pronta, vendida em caixa. Quando eles são dimensionados, todo o sistema, rede e requisitos de processo mudam e a solução implantada deve tratar dessas mudanças. Um fornecedor transparente sempre forneceria soluções escalonáveis, porém econômicas.
- Insista na segurança! Manter a segurança é extremamente crítico para qualquer negócio e o parceiro deve garantir as etapas necessárias para mitigar as ameaças à segurança. As ameaças à segurança podem destronar a reputação arduamente conquistada de uma empresa em um piscar de olhos. Certifique-se de que seu parceiro pode fornecer uma solução que se destaca contra todos os tipos de ameaças à segurança.
Conclusão
A IoT está tomando conta do cenário de negócios e as empresas que investem nessa tecnologia avançada estão promovendo um rápido crescimento. Esta tendência é irreversível, não há como manter-se competitivo sem considerar a adoção de soluções de IoT. A IoT em si não falha, mas a maneira como é vista e usada leva a falhas. Tenha uma estratégia definida para seu projeto de IoT e comece a aproveitar os benefícios. Não tenha mais medo dos projetos de IoT, planeje para evitar riscos, peça a ajuda de um especialista e ganhe muito.
Sobre o autor
Paulo Roberto dos Santos
Sócio Diretor da Zorfatec, consultoria em Inovação Tecnológica, Engenheiro Industrial Mecânico, MBA em Gestão e Engenharia do Produto pela Escola Politécnica da USP, Especialista em Industria 4.0. Durante mais de 25 anos atuou na Festo Brasil, sendo responsável por P&D e pela Estratégia de Produtos na Região Américas. Tem Especialização em Administração de Empresas, Gerenciamento do Desenvolvimento de Produtos, e Dinâmica Organizacional e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Gestão da Inovação, posicionamento estratégico da empresa para novas tendências como Industrial IoT e Indústria 4.0 (Manufatura Avançada). Com mais de 25 anos de experiência na Gestão de Projetos de Inovação, Engenharia e Automação. Mentor dos principais projetos de demonstradores de Indústria 4.0 apresentados na FEIMEC 2016, Expomafe 2017 e FISPAL 2017. Um dos pioneiros na introdução do tema Industria 4.0 no Brasil. Palestrante sobre temas de Inovação, Automação Industrial, Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0. Apresentando os temas em congressos, seminários e eventos especializados no Brasil e América do Sul.