Israel inaugura elevador no Túmulo dos Patriarcas

Após 30 anos de batalhas legais e políticas, Israel inaugurará um elevador para melhorar a acessibilidade para deficientes no Túmulo dos Patriarcas de Hebron em 8 de junho.

A Administração Civil do Ministério da Defesa enviou convites na quarta-feira.

O Túmulo dos Patriarcas é o local de sepultamento dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó e das matriarcas Sara, Rebeca e Lia. É um dos locais turísticos mais visitados de Israel.

O projeto de US$ 1,6 milhão inclui um caminho inclinado ligando a área de estacionamento ao túmulo, um elevador e uma passarela fechada conectando o elevador à entrada do local sagrado.

Até agora, os visitantes tinham que subir “cerca de 30 degraus” entre a rua e a entrada do Túmulo. Depois de entrar no prédio, os visitantes tinham que subir mais 60 degraus para chegar à área de oração, disse Elimelech Karzen, um dos administradores do túmulo.

“Temos pessoas que vêm em cadeiras de rodas, pessoas que não podem andar, mulheres grávidas, idosos que querem visitar  Ma’arat HaMachpelah ”, disse Karzen, usando o nome hebraico para o local.

“Mesmo pessoas normais que estão cansadas. Eles não querem subir 60 ou 100 degraus. As pessoas precisam de elevadores. É 2023. Cada vez para subir e descer, é muito difícil”, disse ele.

Karzen observou que, antes da pandemia de coronavírus, o local sagrado recebia 1,5 milhão de visitantes por ano. Os visitantes estão retornando em números cada vez maiores, tornando a necessidade do elevador mais premente.

Os esforços para construir o elevador foram atolados em petições legais apresentadas por palestinos, que alegaram que o elevador danificou o significado arqueológico e arquitetônico do local e que Israel expropriou ilegalmente terras para a iniciativa. Uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça em novembro de 2021 eliminou os últimos obstáculos legais.

Por razões de segurança, o túmulo é dividido em áreas judaicas e muçulmanas. Um sistema de rodízio permite que judeus e muçulmanos visitem o lado um do outro em certos feriados religiosos.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS