A licitação de obras para adequação da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, foi postergada do dia 14 para 30 de março, informou o Metrô de São Paulo. O certame foi lançado no final do ano passado e definirá que empresa fará as modificações necessárias para que a antiga estação, inaugurada na década de 70, possa se conectar à estação São Joaquim da Linha 6-Laranja.
A Acciona, construtora responsável pelas obras do novo ramal metroviário, deve entregar o projeto até o final de 2025, portanto, em pouco mais de 30 meses. No entanto, a conexão com a Linha 1 é responsabilidade do Metrô, que abrirá uma ampla passagem para que os passageiros possam acessar ambos os ramais.
Além disso, a velha São Joaquim precisará reacomodar salas técnicas, abrir novos acessos e ampliar o número de escadas e elevadores. Todas essas atividades ocorrerão em paralelo à operação da Linha 1-Azul. Portanto, a realização da licitação é bastante urgente para não causar transtornos aos usuários no futuro, que certamente aproveitarão a integração gratuita entre as duas linhas para seguir viagem.