Melhorias têm como objetivo aprimorar a experiência dos visitantes, garantindo mais inclusão, segurança e sustentabilidade

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentou, na última quinta-feira (20), os detalhes das obras de revitalização e acessibilidade em andamento no Alto Corcovado, localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. As melhorias fazem parte do plano de investimentos de R$ 75 milhões anunciado em dezembro de 2024 e têm como objetivo aprimorar a experiência dos visitantes, garantindo mais inclusão, segurança e sustentabilidade.
O projeto prevê a modernização completa da estrutura de acesso ao Cristo Redentor, desde a entrada até o platô principal. As intervenções serão realizadas em duas etapas, com previsão de conclusão até o verão de 2026/2027.
“Os esforços do ICMBio são para promover a qualidade da visitação, com a manutenção da conservação ambiental com sustentabilidade econômica, com a devida proteção para todos que frequentam o Corcovado, que é uma área pública”, afirmou o presidente do ICMBio, Mauro Pires.
FASE 1
A fase 1, já em andamento, contempla:
- Substituição dos três elevadores existentes por modelos de última geração, fornecidos pela Otis, com tecnologia de regeneração de energia.
- Instalação de novas escadas rolantes com plano inclinado automático para pessoas com deficiência.
- Construção de dois banheiros acessíveis próximos à catraca de entrada.
- Reforma do hall dos elevadores, com novo layout e materiais modernos.
- Reforço estrutural dos contrafortes e contenção de taludes e encostas da Serra da Carioca, para garantir a segurança viária e da linha férrea.
FASE 2
A fase 2, prevista para 2026, inclui:
- Construção de um novo espaço de alimentação (bistrô) e de um mirante com vista panorâmica.
- Instalação de um pequeno elevador para conectar os níveis superiores, facilitando o acesso às lojas e ao novo mirante para pessoas com mobilidade reduzida.
- Implantação de banheiros com fraldários na escadaria de pedra e um pergolado para descanso de quem faz o trajeto a pé.
- Reformas na área inferior do platô, como pontos de embarque do trem do Corcovado e das vans Paineiras-Corcovado, além da ampliação dos serviços ao público.
O plano de revitalização também inclui a instalação de quatro ilhas de hidratação acessíveis. A contratação do serviço está em fase final, e os equipamentos devem ser disponibilizados nos próximos dias.
O projeto conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), responsável pela preservação do patrimônio do Corcovado, e está sendo executado pelo escritório Prochnik Arquitetura. De acordo com o ICMBio, a iniciativa busca transformar a área em um modelo de visitação que alie acessibilidade, segurança e sustentabilidade.
Com informações de Diário do Rio.