Prédio histórico, que abrigou a primeira Reitoria da UnB, recebeu equipamento para que pessoas com dificuldades de locomoção acessem os espaços da FE
A Faculdade de Educação (FE) recebeu sua primeira plataforma elevatória vertical para adequação de acessibilidade. O equipamento está instalado no edifício FE-3, no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, um dos mais antigos da Universidade de Brasília, construído em 1962.
O aparelho visa garantir que pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso pleno a todas as áreas do prédio. O investimento foi de R$ 97 mil, provenientes de recursos próprios.
“Essa obra vai fazer toda a diferença para a comunidade da FE, porque dá acessibilidade para o subsolo do prédio, onde muitas pessoas não conseguiam ir. Parabenizo todas e todos que participaram das nossas ações de acessibilidade. Acabamos de entregar uma van acessível, a primeira da UnB, e mais duas plataformas no Instituto Central de Ciências (ICC). Em breve, haverá uma na Faculdade de Educação Física (FEF) e outra na Faculdade de Direito (FD). É a Universidade de Brasília, mais uma vez, mostrando para a sociedade que precisamos dar condições para que todos possam estudar e trabalhar com dignidade”, celebrou a reitora Márcia Abrahão.
A diretora da Faculdade de Educação, Liliane Campos, lembrou que, devido às características arquitetônicas do edifício histórico, a instalação da plataforma no prédio da FE-3 foi um serviço complexo. “Tem toda uma lógica de um prédio antigo. Agradeço muito o empenho e o trabalho da gestão, do Decanato de Orçamento, Planejamento e Avaliação Institucional [DPO], do Decanato de Administração [DAF] e da Secretaria de Infraestrutura [Infra]”, disse.
A obra durou quatro meses. O equipamento é revestido em chapas de aço composto de alta resistência com proteção contra corrosão e plataforma de acessibilidade, com estrutura em aço inox escovado e guarda-corpos com 1,10 m de altura. “A plataforma possibilitará o pleno acesso das pessoas com dificuldades de locomoção a todos os espaços da edificação”, explicou o engenheiro da Infra Danilo Vieira de Carvalho.
A diretora de Acessibilidade do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), Sinara Zardo, afirmou que a UnB avançou na garantia do ensino em condições equitativas. “Essa é uma das obras que representa o fortalecimento de uma política institucional de acessibilidade, que foi amplamente discutida pela comunidade acadêmica, que tornou-se uma resolução em 2019, e que hoje orienta todas as ações de acessibilidade que desenvolvemos em uma perspectiva multidimensional, não apenas arquitetônica, mas também urbanística, pedagógica, metodológica e informacional”, detalhou.
CONHEÇA – O conjunto da FE é composto por três edificações de partidos distintos, que receberam tratamentos arquitetônicos diversos, e são denominadas de FE-1, FE-3 e FE-5, sempre ímpares. Com dois pavimentos, o edifício FE-3 abrigou a Reitoria da UnB antes de o prédio da administração central ser inaugurado, em 1975. Todos os pavilhões apresentam três características comuns: dialogam entre si, articulam-se em torno de pátios centrais e têm grande qualidade arquitetônica.
Fonte: Ascom/UnB