A TK Elevator publicou um novo relatório sobre como os elevadores inteligentes podem transformar nossas cidades.
- A TK Elevator analisou quatro megatendências que moldarão o futuro da digitalização e personalização e as aplicou à mobilidade vertical
- Com 62% dos consumidores esperando aumentar o uso de tecnologias touchless, o relatório prevê que os passageiros em breve estarão interagindo com elevadores como fazem com outros dispositivos domésticos.
- O relatório também expande o impacto dos elevadores habilitados para a Inteligência Artificial, mantendo os passageiros e as propriedades seguras.
Experiências personalizadas com produtos, serviços, entretenimento ou marketing são possíveis usando Big Data e algoritmos cada vez mais sofisticados. E o elevador moderno não é exceção. Embora os passageiros geralmente vejam um elevador como algo que simplesmente os leva do ponto A ao ponto B, o relatório “O Elevador do Amanhã: 4 Tendências Personalizando a Experiência do Usuário” da TK Elevator destaca como a mobilidade vertical está dando um grande salto para oferecer experiências personalizadas.
Desde ligar para o elevador por meio de um smartphone, usar comandos de voz para selecionar um destino, bem como manutenção preditiva baseada em nuvem e comunicações bidirecionais na cabine em caso de emergência, o relatório destaca quatro tendências digitais que aprimoram as experiências do usuário, ajudam os gerentes de administradoras a administrar seus edifícios com mais eficiência e ajudar os desenvolvedores a preparar espaços comerciais para o futuro.
“Dispositivos conectados digitalmente já são uma parte crítica da vida diária de cada pessoa, e esse tipo de experiência amigável agora se aplica aos elevadores e escadas rolantes que eles usam para transportá-los com segurança pelos edifícios”, disse Hyun Shin Cho, chefe de transformação digital da TK Elevator. “O elevador moderno será capaz de se adaptar a diferentes situações e necessidades individuais, comunicando-se com passageiros e gerentes de edifícios e ajudando-nos a tomar melhores decisões – tudo isso alinhado com nossa visão para os edifícios do futuro.”
A tecnologia 5G está impulsionando a Internet das Coisas (IoT) e experiências conectadas para as pessoas enquanto elas se movem por cidades e edifícios inteligentes. Também está mudando suas percepções e expectativas em relação aos elevadores. Por exemplo, a mesma tecnologia usada para controlar a temperatura, iluminação ou música de um smartphone é fundamental para a criação de soluções de mobilidade perfeitas e personalizadas para edifícios.
Graças às tecnologias de aplicativos móveis touchless (sem toque) e o Bluetooth, um elevador conectado digitalmente – de fábrica ou adaptado – pode reconhecer quando os usuários estão próximos e estar disponível para levá-los ao seu destino.
O ambiente moderno do elevador também é uma extensão dos edifícios conectados. Isso é possível graças aos dispositivos IoT (Internet das Coisas) e SaaS (Software como Serviço) baseado digitalmente, que conecta dados com segurança em vários sistemas. Esses novos elevadores digitais utilizam Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) para oferecer uma experiência de usuário contemporânea. Para um passageiro, isso pode se traduzir em saguões sem aglomeração, tempos de espera reduzidos e mobilidade mais eficiente em termos de energia no edifício.
Os gerentes de edifícios comerciais e propriedades que investem em tecnologia e soluções serão os donos do futuro, porque as primeiras experiências digitais que eles oferecem darão aos passageiros controle sobre todos os aspectos da viagem de elevador, tornarão suas propriedades mais seguras e protegidas, produzirão insights de dados para informar suas tomadas de decisão e reduzir seus custos de operação e manutenção.
“O Elevador do Amanhã: 4 Tendências Personalizando a Experiência do Usuário de Elevador” inclui informações e estatísticas dos principais especialistas e organizações digitais, bem como dos próprios líderes de inovação da TK Elevator que estão ajudando a estabelecer as bases para o gerenciamento de edifícios de última geração em todo o mundo.
O relatório completo estará disponível na próxima edição da Revista Elevador Brasil.