Projeto de Lei busca regulamentar o uso de escadas rolantes nas estações de trem e metrô de São Paulo

Ideia da regra é facilitar o entendimento público sobre o uso destes equipamentos mecânicos para melhorar o fluxo de pessoas, sobretudo nos horários de pico

Créditos da foto: Diário dos Trilhos

Foi apresentado nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), um Projeto de Lei (PL 276/2025) que pretende estabelecer normas para o uso das escadas rolantes em estações de trem, metrô, terminais rodoviários e aeroportos.

A proposta, de autoria do deputado Jorge do Carmo (PT), se inspira em práticas adotadas em diversos países, tanto no Ocidente quanto no Oriente, onde há grande circulação de pessoas. Segundo o parlamentar, a medida traria benefícios ao fluxo de usuários nesses espaços.

Atualmente, no transporte público paulista, o Metrô já sinaliza em alguns equipamentos a recomendação de manter o lado esquerdo livre para circulação. No entanto, o projeto defende que a criação de regras mais claras pode tornar o uso das escadas rolantes ainda mais organizado. Além disso, essa prática já é amplamente divulgada por meio de campanhas educativas, anúncios sonoros e adesivos informativos, sendo um hábito comum entre os passageiros.

”No que pese a discussão sobre a eficiência ou não a respeito do uso das escadas rolantes, deixando livre para as pessoas andarem do lado esquerdo e o uso do lado direito para quem quiser utilizar parado, fatos são que é uma realidade mundial. Diversos países do Ocidente como do Oriente, tanto nos aeroportos como nos transportes férreos com grande fluxo de pessoas já utilizam a escada e esteiras rolantes desta forma como consta deste projeto. Assim o metrô de São Paulo tem colocado esta informação em alguns equipamentos, mas não são todos os locais públicos com grande fluxo humano que estas mensagens estão claras para os usuários. A ideia da regra é facilitar o entendimento público sobre o uso destes equipamentos mecânicos para melhorar o fluxo de pessoas, sobretudo nos horários de pico”, diz o deputado.

A proposta prevê a instalação de avisos padronizados internacionalmente no início das escadas rolantes, reforçando a orientação de permanecer à direita e deixar o lado esquerdo livre. O projeto agora passará pela análise das comissões da ALESP antes de ser levado à votação no plenário.

Com informações de Diário dos Trilhos.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS