O elevador é conhecido como paternoster e não foi projetado para uso em massa.
A medida foi decidida depois que os funcionários da administração pública de Praga, na República Checa, viram que houve um rápido aumento de visitantes ao elevador paternoster de estilo retrô por parte dos turistas, que passaram a visitar em grande número o prédio administrativo onde ele está instalado. Isso, no entanto, também levou a uma série de problemas, dado o fato de que o prédio e o elevador nunca foram feitos para lidar com grandes multidões de pessoas.
O aumento no número de turistas fazia com que o elevador quebrasse ocasionalmente, e os visitantes incivilizados deixavam pichações ou adesivos. Ou eles vagavam pelos corredores administrativos atrapalhando os funcionários públicos que tentavam fazer seu trabalho.
Ainda assim, as autoridades decidiram, em vez de cortar o acesso ao elevador, tentar ganhar algum dinheiro com essa popularidade.
A Prefeitura vai deixar para o conselho de turismo local decidir quanto cobrar pelo passeio no elevador, mas o que já se sabe é que o paternoster ficará atrás de uma porta de vidro e haverá um código QR para escanear depois pagamento, e isso concederá acesso.
As catracas de leitura de QR estarão localizadas na entrada dos fundos do prédio.