Iniciativa visa aprimorar a acessibilidade, segurança e mobilidade urbana, garantindo um transporte público mais eficiente para a população

A Prefeitura de Porto Alegre deu início, nesta segunda-feira (10), a um projeto de modernização e manutenção dos elevadores e escadas rolantes em diversas estações de ônibus da cidade. A iniciativa visa aprimorar a acessibilidade, segurança e mobilidade urbana, garantindo um transporte público mais eficiente para a população.
Ao todo, 28 equipamentos passarão por atualização, abrangendo o Terminal Triângulo e as estações de integração dos viadutos Jorge Alberto Mendes Ribeiro, José Eduardo Utzig e Jayme Caetano Braun, que fazem parte do Complexo da Terceira Perimetral. O primeiro local a receber as melhorias será a estação Mendes Ribeiro, que atende diariamente cerca de 110 mil passageiros em 32 linhas de ônibus.
Os serviços serão executados pela empresa Elevadores Alcer, com um investimento de R$ 4,73 milhões. O contrato tem duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação. Além da modernização dos equipamentos, o projeto inclui um monitoramento contínuo das instalações, garantindo que os terminais permaneçam em boas condições de uso.
O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, destacou a importância da iniciativa para a população. “Com a modernização dos equipamentos e o monitoramento adequado das instalações, buscamos dar mais dignidade à vida das pessoas e cuidar daquilo que é de todos nós: o patrimônio público”, disse.
A ação faz parte do programa Mais Transporte, criado para qualificar o sistema de transporte público da cidade, promovendo um serviço mais estável e sustentável. Além da renovação dos equipamentos, a Prefeitura também tem investido em revitalizações estruturais, como as melhorias já realizadas no viaduto Mendes Ribeiro, que recebeu limpeza, reparos e nova pintura.
Com informações de: O Sul.