Por que os acidentes com elevadores estão aumentando em Mumbai?

Two elevators

Mumbai, na Índia, testemunhou diversas mortes devido a acidentes com elevadores. Em 2022, quatro pessoas morreram em acidentes de elevador e, em 2023, três pessoas já perderam a vida apenas no mês de janeiro.

  • Em 4 de janeiro, um acidente de elevador em Vikhroli tirou a vida de um trabalhador de 20 anos em um prédio de 25 andares quando o elevador caiu do 21º andar.
  • Duas pessoas morreram quando o cabo de aço do elevador se partiu do 15º andar de uma torre de Worli em 9 de janeiro.
  • Uma criança de 5 anos, Mohammed Huzifa Shaikh, perdeu a vida em 28 de novembro de 2022, quando ficou preso entre a porta e a cabine do elevador entre o quarto e o quinto andar de seu prédio em Dharavi.
  • O jovem Reshma Khairavi, de 16 anos, perdeu a vida em um acidente em 28 de outubro de 2022.
  • Uma mulher de 62 anos perdeu a vida depois que seu elevador caiu do quarto andar em 6 de novembro.
  • Uma professora perdeu a vida quando a porta do elevador se fechou abruptamente quando ela estava entrando nele.

À medida que a cidade cresce verticalmente, com mais de 4.000 arranha-céus cobrindo o horizonte de Mumbai, os elevadores se tornaram uma parte essencial da vida dos cidadãos. Estima-se que cem mil elevadores estejam instalados na região metropolitana de Mumbai, com cerca de 60.000 elevadores na própria cidade de Mumbai, de acordo com funcionários de inspeção de elevadores do governo.

Essas mortes que aconteceram refletem os padrões precários de segurança no uso e manutenção de elevadores. Apesar da total dependência de elevadores, muitos usuários dizem não se sentir confiantes ao usar elevadores, principalmente em prédios malconservados, onde a segurança pode estar comprometida.

Mumbai's building in close proximity

Quase cem mil elevadores estão instalados na Região Metropolitana de Mumbai. Foto: Burhanuddin Ali, Flickr (CC BY-NC 2.0)

Acidentes com elevadores: Manutenção deficiente ou erro humano

Segundo Uday Dambe, inspetor do departamento de energia do governo de Maharashtra, acredita que 70% dos acidentes com elevadores são devidos a má manutenção dos equipamentos e apenas 30% dos acidentes são causados ​​por erro humano. Ele enfatiza que a manutenção adequada dos elevadores, como revisões periódicas, são cruciais para manter os mecanismos de emergência em perfeitas condições de funcionamento.

O departamento de energia supervisiona o funcionamento dos elevadores, a sua qualidade e manutenção desde a sua instalação até à sua desmontagem e ainda trata de investigações de acidentes com elevadores.

Falta de protocolos de segurança, mecânicos qualificados

“Muitas vezes, os acidentes com elevadores acontecem após um longo período de desgaste dos mecanismos de segurança. Um mecânico de elevador não qualificado pode não ser capaz de detectar problemas em um estágio inicial, o que pode levar a grandes problemas no futuro. É por isso que nós, do governo, insistimos que apenas mecânicos de elevadores certificados sejam contratados para manutenção regular de elevadores”, explica Dambe.

Por que a manutenção do elevador é ignorada?

O Dr. Deepak Monga, chefe de negócios em Incêndio e Segurança da Spartan India, fabricantes de elevadores de evacuação de incêndio, acredita que a segurança do elevador em geral sofre devido a uma atitude indiferente em relação à manutenção de elevadores. “As pessoas tendem a ver a manutenção de elevadores como despesas desnecessárias. Eles vão acabar arriscando suas vidas ou acabarão gastando muito mais”, diz o Dr. Monga, especialista na área de incêndio e segurança.

Anil Gachke, membro do conselho da Associação de Empreiteiros Elétricos de Maharashtra, também faz parte do comitê que sugere modificações na legislação atual sobre elevadores. Ele atribui erros mecânicos e humanos ao número crescente de acidentes com elevadores. Os membros da associação incluem conservadoras de elevadores, que sentem que a tendência de cortar custos por parte dos condomínios resulta em falta de segurança nos elevadores.

“Os condomínios querem elevadores em condições de funcionamento sem ter que desembolsar dinheiro em sua manutenção regular. Eles tentam evitar a substituição regular de peças sobressalentes ou preferem fazer substituições mais baratas. A maioria dos edifícios convocava as conservadoras de elevadores apenas em momentos de avarias e raramente para manutenção regular para economizar custos”, diz Gachke.

Ele lembra que embora um cabo de aço, precise ser trocado a cada 15 anos, ele vê cabos velhos em uso há quase 24 anos. Ele também lamenta que, na maioria das vezes, o óleo dos freios do elevador, muitas vezes não são verificados ou trocados, resultando no mau funcionamento dos freios durante as emergências.

Má supervisão de elevadores

Gachke cita a falta de supervisão dos funcionários do governo, que não acompanham as visitas no local sobre a situação dos elevadores malconservados. “Os funcionários deixam de visitar e verificar se os reparos sugeridos por eles foram realmente realizados antes de emitir um novo certificado de segurança”, aponta. “Os usuários de elevador também são igualmente responsáveis, pois se arriscam, tentando sair da cabine no momento em que um elevador sofre uma avaria, sem esperar a chegada de um técnico.

A maioria dos acidentes ocorre ao sair de um elevador. Devido à falta de conscientização das pessoas sobre os procedimentos básicos a serem seguidos quando um elevador para repentinamente, as pessoas entram em pânico e tentam atalhos que colocam em risco a própria vida. É muito importante enfatizar a importância da manutenção preventiva em vez da manutenção apenas quando o elevador apresenta falhas, o que é geralmente feito em muitos edifícios”, diz Gachke.

Two buildings next to each other

A maioria dos condomínios reluta em gastar dinheiro com a manutenção de seus elevadores. Foto: Nicolas Vigier, Flickr (CC0 1.0)

O que está sendo feito sobre a segurança do elevador?

Mesmo com o aumento dos acidentes com elevadores, o governo de Maharashtra tem uma visão severa sobre a segurança dos elevadores e decidiu inspecionar todos os elevadores na região metropolitana de Mumbai. As inspeções de elevadores estão sendo priorizadas e as reclamações são tratadas rapidamente, dizem os funcionários. “O departamento de inspeção de elevadores é bastante proativo em lidar com reclamações contra a segurança de elevadores. Qualquer reclamação sobre a segurança do elevador recebe uma resposta geralmente em um ou dois dias com uma visita dos inspetores de elevadores”, diz o Dr. Monga.

O departamento de inspeção de elevadores do governo de Maharashtra investiga acidentes com elevadores. Se for constatada negligência por parte do construtor ou do síndico de um prédio, o relatório será submetido à polícia para a investigação de suposta negligência. Caso haja uma fatalidade a pena pode chegar há dois anos de prisão ou multa, ou ambos.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS