A Otis fabricou e instalou os elevadores originais – incluindo nove elevadores de passageiros e de macas, além de um elevador de emergência para o corpo de bombeiros – em um dos blocos de internação do hospital há mais de 50 anos. Desde o início, os elevadores foram mantidos por técnicos da Otis no local, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
“A Otis tem sido um parceiro confiável com quem mantemos um relacionamento extremamente próximo e positivo desde a instalação dos primeiros elevadores em 1973”, disse Günther Vedral, Chefe de Tecnologia de Transporte da empresa de gestão hospitalar VAMED-KMB.
A primeira modernização dos elevadores ocorreu na década de 1990, com a substituição dos sistemas de controle. Agora, várias décadas depois, chegou o momento de uma renovação completa – representando o maior projeto de modernização de elevadores realizado pela equipe da Otis Áustria até hoje.
“Todos os elevadores têm um ciclo de vida, então era hora de modernizar completamente esses sistemas, que são amplamente utilizados, com cerca de 1.400 viagens por dia, para trazê-los aos padrões operacionais mais recentes”, explicou Gerhard Gruner, Gerente de Filial da Otis em Viena Leste.
“A modernização oferece aos nossos clientes, acesso à soluções avançadas e componentes de alta performance, digitalmente conectados, que reduzem significativamente o tempo de espera e de deslocamento, aumentam a disponibilidade e diminuem drasticamente o consumo de energia. Por exemplo, os dados operacionais coletados antes e depois da modernização demonstraram uma redução de 40% no uso de energia”, diz.
O que mudou:
- O projeto de modernização incluiu a atualização dos controles para a tecnologia Gen2®, incluindo um acionamento ReGen®, que captura a energia gerada pelo elevador durante a frenagem e a devolve ao sistema elétrico. As unidades de acionamento foram substituídas, novos controles táteis foram instalados, e os interiores das cabinas dos elevadores foram renovados.
- A Otis também atualizou a tecnologia dentro dos elevadores: o sistema de seleção de destino CompassPlus® atua como um “concierge virtual”, designando passageiros para o elevador que os levará ao destino com o menor número de paradas intermediárias, reduzindo significativamente os tempos de espera e viagem em até 50% em comparação com elevadores convencionais.
- O sistema EMS Panorama™ também foi instalado, proporcionando total transparência e controle em tempo real dos novos sistemas de elevadores. Além disso, com a ajuda da solução Otis ONE™ IoT, chamadas de emergência digitais podem ser iniciadas, e falhas potenciais podem ser detectadas rapidamente, reduzindo o tempo de inatividade.
Sobre o hospital
O Hospital Universitário de Viena é o maior hospital da Áustria e conta com cerca de 9 mil funcionários. Em 2024, foi classificado como o 25º melhor hospital do mundo pela Newsweek. Cerca de 62 mil pacientes internados foram tratados no Hospital Geral de Viena em 2023, e 1,8 milhão de consultas ambulatoriais foram realizadas.
Fonte: Otis