Neste ano, acontecem dois importantes marcos para a Otis e para a Otis Brasil. Além do 170º aniversário de fundação da empresa, a fábrica em São Bernardo do Campo (SP) está completando seu 10º aniversário de operação.
Aqui estão alguns fatos e curiosidades notáveis:
- O fundador da Otis, Elisha Otis, inventou o freio de segurança do elevador em 1853, o que permitiu que as pessoas usassem os elevadores como um modo seguro de viajar dentro de edifícios pela primeira vez. Até então, os elevadores eram considerados seguros apenas para cargas. A invenção do elevador possibilitou a construção de edifícios mais altos e cidades modernas.
- A história da Otis no Brasil começou em 1906, quando seu primeiro equipamento foi instalado no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. O elevador tem sido mantido pela Otis desde então e permanece em operação até hoje.
- A primeira fábrica da Otis Brasil foi inaugurada no Rio de Janeiro em 1934. Em 1951, a fábrica da empresa mudou-se para uma nova planta em Santo André, na região do ABC Paulista, e mais tarde, em 1991, mudou-se novamente para uma nova planta em São Bernardo do Campo. Em 2013, a instalação de 20.000 metros quadrados foi inaugurada em sua localização atual.
- A maioria dos novos elevadores sem casa de máquinas Gen2® instalados em todo o Brasil é fabricada em São Bernardo do Campo.
- A mais nova adição ao portfólio de equipamentos fabricados em São Bernardo do Campo é o elevador Gen2® Comfort, que opera em velocidades de até 1,75 m/s. O equipamento tem capacidade para até 21 passageiros ou 1.600 kg e é especialmente recomendado para clientes dos segmentos de hospitais, clínicas, hotéis, transporte público, educação, estabelecimentos comerciais e shopping centers.
- A unidade da Otis Brasil foi projetada e construída para minimizar os impactos ambientais. A água é reutilizada no sistema de saneamento por meio da coleta de água da chuva, que é tratada com cloro e corante, gerando uma economia de água de 300m³/mês, o suficiente para atender às necessidades mensais de água de mais de 90 pessoas.
- Em 2021, em linha com a meta global ESG da Otis, a fábrica de São Bernardo do Campo recebeu a certificação ISO 14001, reforçando ainda mais o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental.