Obelisco receberá elevador

O Chefe de Gabinete do Governo da Cidade de Buenos Aires, Felipe Miguel, confirmou que o Obelisco terá um elevador para subir ao seu topo, um anúncio que foi adiado durante meses e que se concretiza um ano após o fim do o mandato de Horacio Rodríguez Larreta na gestão de Buenos Aires.

“Será construído um elevador para subir ao topo do Obelisco . Como no Empire State de Nova York ou na Torre Eiffel de Paris”, twittou o funcionário, que não deu mais detalhes sobre o início de sua construção ou data de conclusão.

Enquanto o Empire State e a Torre Eiffel têm altura de 381 e 300 metros, respectivamente, o Obelisco de Buenos Aires tem uma marca ostensivamente mais baixa de quase 68 metros.

ELEVADOR NO OBELISCO: OS NÚMEROS

Com 67,5 metros de altura, o Obelisco tem uma infraestrutura bem mais simples que os outros dois ícones, já que é uma construção vazada de concreto armado.

Na sua base, o monumento tem 6,80 metros de lado, dimensões que diminuem progressivamente à medida que se sobe. O ápice é de 3,5 x 3,5 metros.

Base do Obelisco

Até agora, a única forma de chegar ao topo do Obelisco é por uma escada reta de ferro com 206 degraus, que é intercalada por 7 patamares a cada 8 metros e um a 6 metros. As estimativas indicam que leva 15 minutos para chegar lá da base.

O OBELISCO

O Obelisco de Buenos Aires é o ícone mais característico da capital argentina. Localizado em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, entre a Av. 9 de Julio e a Av. Corrientes, o monumento foi projetado pelo arquiteto Alberto Prebisch e inaugurado em 1936 para comemorar o IV centenário do primeiro assentamento espanhol no Rio de la Prata.

No chão da praça destacam-se os escudos das províncias argentinas. Nestas terras já existiu a igreja de San Nicolás de Bari, em cuja torre foi hasteada pela primeira vez a bandeira argentina em 1812.

Fonte: El Cronista

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS