Modernização da infraestrutura busca ampliar a segurança e a agilidade na circulação de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde

O Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), da Rede Fhemig, inaugurou nesta quarta-feira (24) dois novos elevadores destinados a melhorar a acessibilidade e a circulação de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. A entrega foi celebrada durante o evento realizado na unidade, em Belo Horizonte.
As obras receberam investimento de R$ 2.976.021,00, sendo a maior parte dos recursos proveniente do Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho, firmado em 2021 entre o Governo de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais e Vale. O acordo busca reparar os danos causados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em janeiro de 2019.
A presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), Nayara Porto, destacou o significado das melhorias para a população atendida pelo hospital.
“Os nossos não vão voltar, mas eles podem ser eternizados, podem ressignificar a vida das pessoas através de obras como essa. Ficamos muito felizes por estar aqui, principalmente em um hospital que cuida de crianças”.
Os novos equipamentos fazem parte de um conjunto de melhorias estruturais realizadas nos últimos anos no HIJPII. As intervenções foram iniciadas no segundo semestre de 2025 com o objetivo de ampliar a acessibilidade e modernizar a infraestrutura da unidade.
Segundo a assessora de Gestão do hospital, Lindalva Santos, os elevadores representam um avanço tanto para os usuários quanto para as equipes assistenciais. “Não posso deixar de falar da gratidão e da conquista que a gente tem com essa obra para a melhoria do acesso, da segurança do paciente e das condições de trabalho dos nossos profissionais. Agradeço a todos que colaboraram para que pudéssemos entregar a obra no menor tempo possível”.
A modernização ocorre em um momento de alta demanda por atendimentos pediátricos. Desde março deste ano, o hospital registrou quase 17 mil atendimentos no pronto atendimento, com mais de 1,7 mil internações e 552 pacientes encaminhados para unidades de terapia intensiva. Nesse contexto, melhorias na mobilidade interna contribuem para tornar os deslocamentos mais ágeis e seguros dentro da unidade hospitalar.
Com informações de Agência Minas.







