MTR planeja introduzir “embaixadores de segurança” para educar os passageiros sobre o uso correto das escadas rolantes
Nos primeiros nove meses deste ano, a rede MTR de Hong Kong registrou 430 incidentes em escadas rolantes, causados principalmente por passageiros que caminham sobre as escadas, esbarrões e transporte de itens grandes. Esse número representa uma redução de 20% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo Cheris Lee Yuen-ling, Chefe de Operações e Segmento de Metrô da MTR Corporation.
Dos incidentes relatados, 60% envolveram passageiros que não seguravam os corrimãos ou perdiam o equilíbrio ao caminhar, enquanto 19% foram relacionados ao transporte de objetos grandes. Os 10% restantes ocorreram devido a colisões com outros passageiros. Vale ressaltar que essas estatísticas incluem apenas casos com ferimentos, o que sugere que o número total de incidentes pode ser maior.
Para enfrentar esses problemas de segurança, a MTR implementou diversas medidas, como a instalação de câmeras nas saídas de escadas rolantes para alertar a equipe sobre obstruções e a redução de velocidade das escadas em estações com maior índice de incidentes. No próximo mês, a MTR planeja introduzir “embaixadores de segurança”, que usarão coletes vermelhos para educar os passageiros sobre o uso correto das escadas rolantes.
Lee destacou a importância da campanha lançada em 2009, que incentiva os passageiros a “segurarem o corrimão e se manterem firmes em ambos os lados”. Essa iniciativa visa aumentar a capacidade das escadas rolantes e reduzir o tempo de espera.
Avanços tecnológicos recentes também foram adotados, incluindo um sistema de detecção de obstáculos que emite alertas ao identificar objetos estranhos nas escadas. Atualmente, mais de 70 escadas rolantes em estações como Admiralty, Diamond Hill e Nam Cheong contam com esse recurso de segurança.
Reprodução: Dimsum Daily