Usuários do metrô de Belo Horizonte denunciam que as escadas rolantes e elevadores da estação Vilarinho não estão funcionando desde o início do ano. Segundo eles, já foram feitas diversas reclamações com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), mas nenhuma ação foi tomada nos últimos três meses.
” As escadas estão sem funcionar desde o início de 2023, já os elevadores nos últimos quinze dias. As escadas sempre estão paradas, deixam somente os elevadores, porém nos últimos quinze dias não tem nada, tudo parado”, contou o usuário do metrô Mario Biagini à Rádio Itatiaia.
De acordo com ele, a falta dos equipamentos está prejudicando, especialmente, pessoas com mobilidade reduzida e pais e mães de crianças pequenas e bebês.
Relacionadas
“Durante o dia todo várias mulheres com carro de bebê sofrem para subir as escadas, devido ao lado da estação ter uma escola infantil. Vários idosos acessam o posto UAI do governo do estado para fazer documentos e passam aperto para subirem. É um caos”.
A Itatiaia pediu esclarecimentos à CBTU que esclareceu que “o acesso que liga a Avenida Vilarinho à estação Vilarinho possui um elevador e duas escadas rolantes para atendimento ao usuário com dificuldade de locomoção” mas que “estes equipamentos foram duramente danificados nas últimas enchentes que ocorreram na Avenida Vilarinho, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023”.
Leia na íntegram:
“Em atendimento a este veículo de imprensa, a CBTU-MG informa que o acesso que liga a Avenida Vilarinho à estação Vilarinho possui um elevador e duas escadas rolantes para atendimento ao usuário com dificuldade de locomoção. Estes equipamentos foram duramente danificados nas últimas enchentes que ocorreram na Avenida Vilarinho, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Após finalização do estudo necessário para o assertivo diagnóstico das falhas, foi realizado um processo para a compra das peças danificadas. A reparação do elevador foi finalizada hoje (22/03) e o equipamento já está em pleno funcionamento. As peças para a manutenção das escadas também já foram solicitadas ao fabricante e a Companhia aguarda a chegada delas. O serviço de reparação está autorizado e, tão logo as peças sejam entregues, ele será realizado. A previsão para o total restabelecimento das escadas rolantes do local é até o dia 15 de abril, devido ao tempo de entrega informado pelo fabricante das peças específicas, que são produzidas sob demanda. A estação Vilarinho também conta com dois elevadores e duas escadas rolantes que ligam o mezanino à plataforma da estação. As escadas rolantes estão funcionando. Um dos elevadores, sentido desembarque, está operando normalmente, já o elevador sentido embarque, se encontra em manutenção. A previsão para o restabelecimento deste aparelho é até o final desta semana. Os usuários com dificuldade de locomoção podem utilizar as escadas rolantes ou o elevador sentido desembarque para acessar a plataforma”.
Fonte: Rádio Itatiaia