Metade dos elevadores e escadas rolantes de estações de trem no Rio não funcionam

Segundo reportagem do Extra Rio, Metade dos elevadores e escadas rolantes de estações de trem não funcionam, das 104 estações, apenas dez (9,6%) são equipadas com escadas rolantes, e 16 (15%) têm elevadores. A situação fica ainda mais dramática quando se tenta usar uma dessas facilidades: metade desses equipamentos sequer funciona, de acordo com relatório de agosto enviado pela concessionária SuperVia à agência reguladora do setor, a Agetransp.

— Eu preferiria estar subindo as escadas da Igreja da Penha, porque pelo menos seria pagando promessa — disse a dona de casa Judith dos Santos, de 58 anos, paciente oncológica, que já passou por 11 cirurgias, ao enfrentar usando muletas os 80 degraus na estação de Madureira.

Lá, seis das sete escadas rolantes estão inoperantes. Duas, que ligam as ruas Carolina Machado e João Vicente à estação, estão bloqueadas por portões, tapumes e cadeados. O espaço serve apenas para camelôs pendurarem mercadorias e tabelas de preço.

De acordo com a SuperVia, os equipamentos de Madureira serão substituídos por elevadores. Segundo o documento enviado à Agetransp, 22 das 34 escadas rolantes e 11 dos 46 elevadores em todo o sistema estão inoperantes devido “a irregularidades que comprometem o funcionamento seguro para os usuários”. Mas o total dos equipamentos parados sobe para 66% das escadas (23) e 35% dos elevadores (16), se forem considerados os existentes em plataformas inutilizadas ou com a operação suspensa por conta de vandalismo.

A falta de acessibilidade é um dos capítulos da crise na SuperVia, que alega queda do número de passageiros durante a pandemia. O furto de cabos também colabora para a deterioração do sistema, interrompendo a circulação dos ramais de forma rotineira. Diante da crise, em abril o grupo japonês que, desde 2019, tem o controle acionário da SuperVia informou ao estado que não tinha mais interesse em prosseguir na operação. Até agora não houve uma solução para o impasse.

Fonte: Extra Rio

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS