O mercado de instalação, manutenção e reparação de elevadores cresceu 5% em 2022 em Espanha, para 2.5 bilhões de euros, o valor mais alto dos últimos dez anos, segundo dados provisórios do Observatório Setorial DBK.
A subida é explicada sobretudo pelo segmento das instalações, que registará um aumento superior a 7% em 2022, num contexto inflacionário, enquanto em 2023 reduzirá o seu ritmo de crescimento, devido à evolução menos favorável da economia espanhola.
Relativamente aos dados já confirmados, o mercado em Espanha cresceu 3% em 2021, para 2.44 bilhões de euros. O valor do segmento de instalação aumentou 2,9%, para 525 milhões de euros, favorecido pelo aumento do número de novas construções concluídas, que cresceram 8,2% este ano. Por seu lado, o negócio de manutenção e reparação manteve a tendência de crescimento, com uma subida de 2,9% e 1.9 bilhões de euros.
As vendas ao exterior apresentaram crescimento moderado em 2021, após dois anos de quedas acentuadas, pelo que o valor das exportações foi de 538 milhões de euros, mais 2,5% que no ano anterior, mas longe dos 695 milhões de euros alcançados em 2018. As importações registaram uma recuperação notável em 2021, com 72 milhões de euros, mais 33%.
O setor é maioritariamente constituído por pequenas empresas, focadas na manutenção e reparação de elevadores, e com um âmbito geográfico de atuação limitado. No entanto, existe um elevado grau de concentração dos principais grupos, que continuam a efetuar aquisições de empresas já instaladas, com o objetivo de aumentar o seu portfólio de manutenção de equipamentos.
Assim, as cinco primeiras operadoras atingiram em conjunto uma quota de mercado na ordem dos 71% em 2021, enquanto as dez primeiras angariaram 82% do valor de mercado.