Obras estão previstas para começar no primeiro trimestre e devem durar 12 meses

A Comunidade de Madri está investindo 22,8 milhões de euros para instalar novos elevadores e escadas rolantes em nove estações do metrô. No caso dos elevadores, eles permitirão a conexão direta entre as ruas e as plataformas, sem a necessidade de passar pelo saguão.
O Conselho de Governo tomou conhecimento da proposta de adjudicação dessas obras durante uma reunião como parte do Plano de Acessibilidade e Inclusão do sistema de transporte subterrâneo madrilenho, coordenado pela Consejería de Vivienda, Transportes e Infraestructuras.
Novos elevadores
Os novos elevadores serão instalados nas estações de Tetuán, Puente de Vallecas, Ciudad Lineal, Carabanchel, Campamento e Canillejas, que pertencem às linhas 1 e 5 do metrô. As obras estão previstas para começar no primeiro trimestre e devem durar 12 meses.
Essa solução traz vantagens, especialmente em estações de linha única e com pouca profundidade, reduzindo custos e tempo de execução. Além disso, permite um acesso mais rápido e direto, sem necessidade de passar pelo saguão. Para validar os bilhetes, serão instaladas catracas na galeria que liga o elevador à plataforma. O objetivo deste projeto é aumentar o número de estações acessíveis e melhorar a mobilidade dos quase 17 milhões de usuários que utilizam essas seis paradas anualmente.
Além disso, o Conselho de Governo analisou a proposta para instalar escadas rolantes nas estações de Prosperidad, Estrella e San Blas (Linhas 4, 7 e 9). O governo de Madri destinará 3,5 milhões de euros para essa iniciativa, com prazo de conclusão de seis meses. As obras beneficiarão mais de 10 milhões de passageiros que utilizam essas estações todos os anos.
A acessibilidade no metrô de Madri continua avançando
Atualmente, o metrô de Madri é um dos mais acessíveis do mundo, com 1.710 escadas rolantes e 559 elevadores, sendo o primeiro da Europa e o quarto globalmente nesse quesito. Além disso, estão em andamento obras para modernizar quatro estações, incluindo a instalação de 34 novos elevadores.
Na estação Avenida de América, serão instalados dez elevadores, além de um novo acesso pela rua María de Molina, permitindo conexão direta com as linhas 4, 6, 7 e 9.
As obras também estão em andamento na estação Begoña, onde estão sendo instalados sete elevadores para permitir o acesso direto às plataformas da Linha 10 sem a necessidade de escadas. Além disso, a estação Ventas (L2 e L5) receberá cinco novos elevadores, além de melhorias nos corredores, acessos e no saguão.
Por fim, seguem os trabalhos de modernização da estação Santiago Bernabéu, que incluirão a instalação de 12 novos elevadores e 24 escadas rolantes.
Reproduzido e traduzido de: Interempresas.net