Você está preparado para viver a revolução da indústria 5.0?

Por Eng. Paulo Roberto dos Santos

Não, não há erro no título do artigo! Há aproximadamente 5 anos, eu escrevia um dos primeiros artigos, no Brasil, sobre a Indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial. Procurando trazer ao público conceitos da transformação que estava acontecendo na indústria e na sociedade. Agora, trago informações de mais uma grande transformação: A INDÚSTRIA 5.0, sim, indústria 5.0.

Para compreendermos mais essa revolução, precisamos entender o conceito de SOCIEDADE 5.0.  A sociedade 5.0 pode ser definida como uma sociedade centrada no ser humano, que equilibra o avanço econômico com a resolução de problemas sociais por um sistema que integra altamente o ciberespaço (espaço virtual) e o espaço físico (real).

O objetivo da Sociedade 5.0 é criar uma sociedade onde os desafios sociais sejam resolvidos, incorporando as inovações da quarta revolução industrial (por exemplo, Internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial e a economia compartilhada) na indústria e na vida social.

Como surgiu?

O termo se originou no Japão do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo e aborda qualquer aspecto da sociedade, como saúde, mobilidade, infraestrutura, política, governo, economia e indústria.

Em 2016, o Japão já pensava em como a sociedade poderia se beneficiar de todos os avanços que se apresentavam com a INDÚSTRIA 4.0, e concluíram que os impactos para a sociedade iriam muito além da transformação digital e dos ganhos de eficiência e produtividade, que caracterizam a quarta revolução industrial.

Observaram, que os avanços poderiam trazer inúmeros benefícios para as pessoas, diretamente. Ou seja, o uso de todas as tecnologias e conceitos da Indústria 4.0, direcionados para o bem estar da sociedade. Deste trabalho de análise e planejamento para a sociedade, o governo japonês apresentou ao mundo o conceito de SOCIEDADE 5.0, uma sociedade centrada no SER HUMANO, sendo apoiado e melhorado com base no uso de novas tecnologias e da informação.

Para compreendermos melhor, a Keidanren (Federação Empresarial do Japão) publicou um artigo em que explicou os conceitos e os desafios. No gráfico a seguir, podemos observar de forma simplificada os diferentes estágios da sociedade.

Surge a INDÚSTRIA 5.0

Em uma definição da Comissão Europeia, A indústria 5.0 é caracterizada por ir além da produção de bens e serviços com fins lucrativos. Ele muda o foco do valor para o acionista para o valor para as partes interessadas e reforça o papel e a contribuição da indústria para a sociedade.

Coloca o bem-estar do trabalhador no centro do processo produtivo e utiliza novas tecnologias para proporcionar prosperidade além do emprego e do crescimento, respeitando os limites de produção do planeta. Complementa a abordagem existente da “Indústria 4.0”, colocando especificamente a investigação e a inovação ao serviço da transição para uma indústria europeia sustentável, centrada no ser humano e resiliente.

Por que pensar em INDÚSTRIA 5.0?

A Indústria 5.0 traz benefícios para a indústria, para os trabalhadores e para a sociedade. Mas tornar a Indústria 5.0 uma realidade não é apenas uma coisa legal de se fazer. As indústrias devem se adaptar, evoluir e abraçar as transições verdes e digitais para continuar a ser competitivas e continuar sendo motores de prosperidade.

As indústrias devem desempenhar um papel ativo no fornecimento de soluções para os desafios da sociedade, incluindo a preservação dos recursos, as mudanças climáticas e a estabilidade social.

A revisão das cadeias de valor existentes e das práticas de consumo de energia também pode tornar as indústrias mais resistentes a choques externos, como a crise da Covid-19.

Mas como fazer isso acontecer?

Os elementos pertinentes à Indústria 5.0 já fazem parte das principais iniciativas políticas de vários governos, adotando uma abordagem centrada no ser humano para tecnologias digitais, incluindo inteligência artificial.

É preciso requalificar os trabalhadores, em particular para as competências digitais. Desenvolver uma cultura de Inovação e Digitalização nas empresas. Preparar indústrias modernas, eficientes em termos de recursos e sustentáveis ​​e transição para uma economia circular. Criar uma indústria globalmente competitiva e líder mundial, acelerando o investimento em pesquisa e inovação.

Estes são apenas alguns exemplos que demonstram os fortes vínculos entre a transição industrial e outros desenvolvimentos sociais.

Conclusão

A Indústria 5.0 não faz oposição aos conceitos de Indústria 4.0, e sim apresenta um grande avanço, colocando o Ser Humano no centro, desenvolvendo políticas que valorizam as capacidades humanas, apoiadas amplamente pelas tecnologias e conceitos da Indústria 4.0.

Pense seu negócio, sua empresa de forma mais ampla, considere os impactos ambientais, humanos e sociais de seu negócio, assim você caminhará rumo à INDÚSTRIA 5.0.

Sobre o autor

Paulo Roberto dos Santos

Sócio Diretor da Zorfatec, consultoria em Inovação Tecnológica, Engenheiro Industrial Mecânico, MBA em Gestão e Engenharia do Produto pela Escola Politécnica da USP, Especialista em Industria 4.0. Durante mais de 25 anos atuou na Festo Brasil, sendo responsável por P&D e pela Estratégia de Produtos na Região Américas. Tem Especialização em Administração de Empresas, Gerenciamento do Desenvolvimento de Produtos, e Dinâmica Organizacional e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Gestão da Inovação, posicionamento estratégico da empresa para novas tendências como Industrial IoT e Indústria 4.0 (Manufatura Avançada). Com mais de 25 anos de experiência na Gestão de Projetos de Inovação, Engenharia e Automação. Mentor dos principais projetos de demonstradores de Indústria 4.0 apresentados na FEIMEC 2016, Expomafe 2017 e FISPAL 2017. Um dos pioneiros na introdução do tema Industria 4.0 no Brasil. Palestrante sobre temas de Inovação, Automação Industrial, Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0. Apresentando os temas em congressos, seminários e eventos especializados no Brasil e América do Sul.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS