Um idoso morreu em um acidente com um elevador em Porto Belo. O caso aconteceu em um residencial geriátrico na rua Wilson Belber, no bairro Perequê.
A vítima foi identificada como Valdir Pedro Rocha, de 83 anos. A Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência na noite desta sexta-feira (17), por volta das 17h45.
O sargento do Corpo De Bombeiros Militar relatou para a guarnição da PM que recebeu um chamado para atendimento de um idoso em pânico preso em elevador.
Quando chegaram, os bombeiros constataram o acidente. O idoso já estava em óbito, prensado entre a plataforma do elevador de acessibilidade e o segundo piso da edificação.
A vítima era paciente da referida casa desde janeiro de 2022.
Segundo testemunhas, o idoso estava bastante nervoso no início desta noite e foi necessário levá-lo para o quarto para a medicação fazer efeito e se acalmar.
No entanto, durante a elevação da plataforma de acessibilidade do primeiro piso para o segundo, o paciente agitado caiu da cadeira de rodas e sua cabeça ficou prensada entre a plataforma e o piso superior da edificação.
A técnica de enfermagem estava no piso superior aguardando a elevação do paciente e viu quando o paciente caiu da cadeira. Ela tentou bloquear a plataforma, mas a vítima já estava prensada.
Outra testemunha relatou que estava primeiro dia de trabalho e conduziu Valdir em uma cadeira de rodas até o elevador de acessibilidade.
A funcionária disse que fecharam a porta do equipamento e a colega de trabalho aguardava o idoso no segundo piso. Ela percebeu que o paciente caiu e ficou com a cabeça entre a plataforma e o piso.
A funcionária ainda relatou que a cuidadora que o aguardava no piso superior tentou baixar a plataforma, mas não houve êxito.
O supervisor técnico da empresa Elevadores Elecon, estava no local e relatou que recebeu uma ligação da casa geriátrica por voltas das 18h45.
Ele foi informado do acidente e pediram que fosse até o local para destravar a plataforma. O técnico também relatou que a manutenção preventiva do elevador está em dia, que possui os documentos que comprovam os serviços de manutenção.
Porém, informou que a casa está com os pagamentos da manutenção atrasados, mas que não deixaram de prestar os serviços.
O responsável pelo residencial geriátrico foi ao local e relatou que estava em casa no momento do acidente.
Ele foi ao estabelecimento assim que foi avisado. A guarnição chamou as polícias Civil e Científica para realizar os levantamentos periciais e das circunstâncias do caso.
Fonte: OCP News