A Hitachi e a Nissan Motor conseguiram usar um minicarro elétrico para alimentar um elevador por quase 15 horas seguidas em um experimento recente, demonstrando como os veículos elétricos podem ser usados como fonte de energia em uma emergência, informou o Nikkei Asia.
O Sakura EV da Nissan, equipado com uma bateria de 20 quilowatts-hora, foi conectado a um prédio de seis andares usando um sistema adaptador especial desenvolvido pela Hitachi Building Systems, de acordo com um anúncio no início desta semana.
A Nikkei Asia informou que o elevador foi capaz de subir e descer o prédio 416 vezes antes que a bateria do carro caísse para 10% da capacidade, o nível mais baixo enquanto fornecia energia externamente.
De acordo com o Asia Nikkei, a Hitachi pretende começar a vender o adaptador ainda este ano, tendo como alvo empresas e governos municipais que buscam obter eletricidade de VEs durante quedas de energia e outras emergências.
O mercado global de tecnologia de veículo para tudo (V2X), que inclui a conexão de veículos elétricos a edifícios, expandirá 7,5 vezes de 2022 para US$ 19,5 bilhões em 2028, prevê a Research Station, com sede em Tóquio.