Faleceu no último dia 24 de março, na cidade de Santos, litoral de São Paulo, o empresário José Herculano Domingos, fundador da Elevatec, uma das empresas mais tradicionais do segmento nacional de elevadores. Ele tinha 92 anos e deixa os filhos Cláudio e Carlos, além de quatro netos. O Sindicato das Empresas de Elevadores (Seciesp) destaca que Herculano representa o início de uma era de desenvolvimento e crescimento da indústria nacional do segmento.
Criada em 1966, a Elevatec foi a pioneira na produção de peças e componentes da indústria para os serviços de manutenção e conservação de elevadores. Domingos costumava contar que teve a ideia de fundar a própria empresa há 65 anos, quando vislumbrou um novo nicho de mercado ao ter contato com um inquilino que era dono de um pequeno negócio de manutenção de elevadores e enfrentava dificuldades para pagar o aluguel no final do mês.
Ao conversar com o locatário descobriu que ele lutava contra a falta de peças para finalizar os serviços e receber dos seus clientes. Domingos conta que enxergou aí uma um nicho de mercado. “Vislumbrei uma oportunidade. Hoje estamos na América do Sul e na França”, dizia.
Ele também é considerado é um grande incentivador da expansão no segmento de elevadores no país. Além de ser um desbravador, Herculano principalmente abriu oportunidades para que outros empreendedores pudessem crescer e abrir novos negócios no país. Ele foi o incentivador de diversas empresas associadas ao Seciesp.
Max dos Santos, diretor do Seciesp, conta que ao planejar atuar no mercado perguntou aos amigos e conhecidos: quem mais entende de elevadores no país? A resposta foi: Herculano Domingos.