A Fundação ONCE e a Federação Espanhola de Elevadores (FEEDA) renovaram esta semana o seu compromisso de melhorar a acessibilidade, física e virtual, em edifícios, bens e serviços, como passo necessário para a normalização e integração social das pessoas com deficiência.
As duas entidades renovaram em Madrid o protocolo de colaboração que dá continuidade ao trabalho conjunto que desde há muito desenvolvem e que se tem materializado em ações conjuntas como uma campanha de sensibilização nas redes sociais para uma maior acessibilidade dos edifícios ou na promoção do sistema Pulse, um painel de botões virtuais para interagir com os elevadores sem ter que tocá-los, desenvolvido pela Fundação ONCE e FEEDA em colaboração com a Nayar Systems.
O acordo foi assinado esta terça-feira na sede da Fundação ONCE por seu diretor geral, José Luis Martínez Donoso, e o diretor da FEEDA, José Carlos Frechilla Fernández, que concordaram em destacar o quão frutífero foi o trabalho conjunto das duas empresas até ora entidades e como é necessário, no entanto, continua a sua colaboração para continuar a melhorar a acessibilidade dos edifícios e instalações e, com ela, a normalização dos cidadãos com deficiência.
Nessa perspectiva, o acordo prevê o estabelecimento de um programa de cooperação para a promoção da acessibilidade universal e do design para todas as pessoas, incluindo espaços virtuais, em edifícios, instalações e serviços. Aponta, na mesma linha, que a Fundação ONCE poderá assessorar a FEEDA em projetos ou propostas de acessibilidade universal que tenham por objetivo a divulgação e promoção da acessibilidade e desenho universal para todas as pessoas.
Da mesma forma, o documento promove a identificação de produtos acessíveis, a geração de espaços de inovação para o trabalho em termos de acessibilidade em materiais e produtos de construção e a divulgação de artigos relacionados à acessibilidade universal e design para todas as pessoas nas publicações da FEEDA.
Por outro lado, o acordo inclui uma seção relacionada à inserção laboral que afirma que “a Fundação ONCE e a FEEDA colaborarão para dotar as pessoas com deficiência, especialmente os jovens, de conhecimentos, habilidades e habilidades técnicas correspondentes a uma tarefa ou profissão específica”. . Por fim, o acordo alude à cooperação para a conscientização social e empresarial no âmbito da FEEDA sobre questões que afetam as pessoas com deficiência.