Causas do acidente na Mina Mollie Kathleen, importante atração turística no Colorado, estão sendo investigadas
Uma pessoa morreu e outras 12 ficaram presas a 300 metros de profundidade na última quinta-feira (10), após uma falha não especificada no elevador de uma antiga mina de ouro do Colorado, nos Estados Unidos. A Mina Mollie Kathleen foi aberta em 1890 e desativada em 1960 e, hoje, é uma atração turística na região.
O que aconteceu
O acidente ocorreu quando o elevador, que estava descendo aproximadamente 150 metros na mina perto de Cripple Creek, sofreu um problema mecânico. O xerife do condado de Teller, Jason Mikesell, informou que o operador notou algo estranho durante a descida e parou o elevador, mas o dano já havia ocorrido.
O guia turístico, Patrick Weier, de 46 anos, de Victor, Colorado, faleceu em consequência da falha do equipamento. Outras quatro pessoas sofreram ferimentos leves, como dores nas costas, pescoço e braços, mas foram resgatadas em segurança após cerca de 20 minutos. Os detalhes exatos do defeito ainda são desconhecidos, mas uma porta do elevador estava quebrada quando ele foi levantado.
12 pessoas ficaram presas por horas
Um segundo grupo de 12 pessoas, que estava em uma visita separada a 300 metros de profundidade, permaneceu preso por quase seis horas enquanto engenheiros avaliavam a segurança do elevador. O grupo manteve contato com as autoridades por meio de rádios e tinha acesso à água. Eventualmente, eles foram içados em pequenos grupos, embora os oficiais estivessem preparados para usar cordas, se necessário.
Acidentes com elevadores em minas são raros, segundo Steven Schafrik, especialista em engenharia de minas. Esses elevadores são equipados com dispositivos de segurança para evitar quedas em caso de mau funcionamento. No entanto, a causa exata deste incidente ainda está sob investigação por autoridades locais e federais.
A Mina Mollie Kathleen permanecerá fechada até novo aviso.
Com informações de UOL, CNN Brasil e FOX29.