Elevadores projetados para melhorar mobilidade em Puerto Montt, no Chile, devem estar prontos em 2027

Projeto conseguiu financiamento através de um convênio entre o Governo Regional e os Ministérios de Transporte e Habitação

Projeto de elevadores em Puerto Montt, no Chile (Imagem: Divulgação)

O projeto dos elevadores de Puerto Montt, cidade localizada no sul do Chile, está cada vez mais próximo da sua realização, após a assinatura de um convênio de financiamento entre o Governo Regional e os Ministérios de Transporte e Habitação. O principal objetivo do projeto é melhorar a conectividade em áreas como o centro e a região centro-norte da cidade, que representam 30% das viagens diárias.

Imagem: Divulgação

O projeto não melhorará só a conectividade, mas também ajudará a desenvolver e embelezar os arredores urbanos próximos aos elevadores, atraindo turistas. Além disso, serão instaladas sinalizações de informação turística nos espaços públicos ao redor das estações, facilitando o acesso ao sistema de elevadores.

O primeiro elevador será vertical e ligará, a partir da Rua Quillota, a primeira plataforma com o Centro Administrativo Regional. Sua capacidade máxima será de 1.620 passageiros por hora, com duas cabines para 21 pessoas cada uma, percorrendo 40 metros em 27 segundos. Também contará com uma passarela coberta de 171 metros quadrados.

O segundo será um elevador inclinado e ligará a Rua Padre Harter ao edifício Consistorial de Presidente Ibáñez, paralelo à ladeira O’Higgins. Terá capacidade para até 745 passageiros por hora e contará com duas cabines, cada uma para 20 pessoas, percorrendo 115 metros em 77 segundos.

O projeto, que inclui desapropriações, obras civis, equipamentos e acessórios, tem um custo aproximado de 11 milhões de pesos. A expectativa é que a obra seja finalizada no primeiro semestre de 2027.

Fonte: Paislobo.cl

 

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS