Elevadores espaciais podem se tornar realidade nas “próximas 2 ou 3 décadas”

Um conceito de elevador espacial.

O elevador espacial pode parecer um conceito distante e improvável, mas pode estar mais perto do que pensamos.

Em um artigo de opinião para a Scientific American, o professor de física Stephen Cohen, do Vanier College em Montreal, Quebec, disse acreditar que a tecnologia semelhante à ficção científica pode se tornar uma realidade nas “próximas duas ou três décadas”.

Cohen descreve o elevador espacial como “um cabo que se estende da Terra ao espaço, ao longo do qual pessoas e cargas podem viajar facilmente”. Em seu artigo, ele afirma que engenheiros e cientistas estão abrindo novos caminhos quando se trata de projetar essas estruturas maciças que podem revolucionar a maneira como acessamos o espaço.

Por que construir um elevador espacial?

Os elevadores espaciais têm o potencial de reduzir enormemente o custo e a energia necessários para ir ao espaço. Empresas como a SpinLaunch já estão testando tecnologias novas e potencialmente inovadoras que podem reduzir drasticamente os custos de envio de pequenos satélites e cargas científicas ao espaço.

No entanto, os elevadores espaciais poderiam lançar pessoas, cargas e cargas científicas no espaço, de modo que teriam o benefício adicional de impulsionar os voos espaciais tripulados e o turismo espacial.

Com os elevadores espaciais, “a palavra “missão espacial” seria substituída por “trânsito”, já que as viagens ao espaço se tornariam rotineiras e independentes das condições climáticas”, escreve Cohen.

“Trânsitos envolvendo humanos seriam mais seguros do que as práticas atuais aceitam um risco não negligenciável para suas vidas a cada lançamento.”

“Um elevador espacial torna-se uma ponte para todo o sistema solar. Libere uma carga útil na parte inferior e você orbita a Terra, mas faça isso na parte superior e orbita o sol, tudo sem combustível.”

Como funcionaria um elevador espacial?

Cohen explica que seu fascínio pelos elevadores espaciais começou quando ele discutia tópicos de tese com o professor Arun Misra, o principal especialista espacial do departamento de engenharia mecânica da Universidade McGill, em 2004.

Misra contou a ele sobre o conceito de elevador espacial, um cabo de 62.130 milhas (100.000 km) de comprimento que se estende para o céu a partir do equador da Terra e está conectado a um satélite em uma órbita geossíncrona – o que significa que orbita na mesma velocidade que a Terra e, portanto, sobrevoa um local fixo.

O conceito também usaria alpinistas mecânicos para viajar para diferentes altitudes da superfície da Terra. Dependendo da altitude em que uma cápsula ou espaçonave seria lançada, ela começaria a orbitar a Terra ou o Sol ou cairia de volta à Terra.

Diferentes conceitos ao longo dos anos sugeriram diferentes tipos de alpinistas mecânicos. Um conceito de elevador espacial, por exemplo, utilizaria transportadores ferroviários maglev para atravessar o maciço cabo espacial em velocidades muito altas.

Como Cohen aponta em seu artigo, o material necessário para tal cabo teria que ser 50 vezes mais forte que o aço, então os elevadores espaciais são impossíveis com nossa tecnologia atual. Enquanto isso, ele e “um punhado de outras pessoas no mundo estão fingindo que esse problema será resolvido e abordando outros aspectos de engenharia de elevadores espaciais enquanto esperamos”.

Embora Cohen não trabalhe diretamente no aspecto material da tecnologia de elevadores espaciais, ele acredita que podemos estar a apenas uma ou duas décadas de distância de ter o material necessário para tornar os elevadores espaciais uma realidade.

Os cientistas estão constantemente trabalhando na fabricação de materiais e tecnologias mais fortes por vários motivos relacionados a projetos de infraestrutura global. Este trabalho pode um dia resultar no advento dos elevadores espaciais. Seria um desenvolvimento que poderia abrir espaço para as massas e ajudar a humanidade a chegar mais longe no cosmos do que nunca.

Fonte: Interesting Engineering

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS