A administração do Edifício Splendor Reserva do Horto, onde dois trabalhadores morreram após a queda de um elevador, informou que o equipamento passou por manutenção no dia 9 de novembro, apenas quatro dias antes do acidente. Segundo a nota emitida, a última avaliação validou a segurança do equipamento. Ainda não há detalhes sobre a causa da queda do elevador.
O que aconteceu
Ariston de Jesus Santos, de 61 anos, e Manoel Francisco da Silva, de 54, faziam uma mudança em um dos apartamentos do prédio quando o elevador de serviço despencou do sexto andar, em uma queda de cerca de 25 metros, na manhã da última quinta-feira (13). Ambos faleceram no local. O prédio, situado no bairro nobre do Horto Florestal, em Salvador, conta com dois elevadores sociais e dois de serviço, todos submetidos à manutenções mensais, conforme informado pela administração.
Comunicado oficial e investigação
Ainda segundo o comunicado, o condomínio está colaborando com as autoridades e aguardando os resultados da perícia conduzida pela Polícia Civil da Bahia e pela Atlas Schindler, empresa responsável pela manutenção dos elevadores, para determinar as causas do acidente.
Em nota, a Atlas Schindler lamentou a fatalidade e afirmou estar cooperando com as autoridades na investigação do caso [confira a nota, na íntegra, ao final do texto].
Os corpos das vítimas foram sepultados nesta sexta-feira (15), no Cemitério Bosque da Paz.
Nota da Atlas Schindler
“A empresa lamenta profundamente a fatalidade ocorrida em um edifício residencial em Salvador e se solidariza com as vítimas e familiares. Informa que está cooperando com as autoridades na investigação das causas do acidente, bem como trabalhando com o condomínio e todas as outras partes envolvidas. Reitera, mais uma vez, as profundas condolências à família das vítimas”.
Nota do Condomínio Splendor Reserva do Horto
“O Condomínio Splendor Reserva do Horto informa que, desde 1º de fevereiro de 2021, mantém um contrato de “Atendimento Avançado Total” com a empresa Elevadores Atlas Schindler, especializada na manutenção dos elevadores e fabricante do equipamento em questão. Este contrato garante a manutenção integral de todos os equipamentos do edifício, incluindo dois sociais e dois de serviço, conforme as diretrizes estabelecidas pela fabricante.
Todos os equipamentos passam mensalmente por avaliações periódicas e por processo de manutenção preventiva, realizadas exclusivamente pela Atlas Schindler, e, segundo a empresa, estavam em perfeitas condições de operação no momento do ocorrido.
Na última avaliação mensal de rotina realizada pela Atlas Schindler no dia 09 de novembro, o técnico responsável validou integralmente a segurança do equipamento. O comentário técnico disposto no laudo, segundo informação da própria empresa ao condomínio, refere-se ao serviço que foi realizado nesta visita e não se relaciona com risco de queda.
A administração do condomínio vem prestando todos os esclarecimentos necessários à autoridade policial e aguarda a conclusão da perícia conduzida pela Polícia Civil da Bahia e pela própria Atlas Schindler para identificar a causa do acidente. Toda comunidade do condomínio está transtornada com o acontecimento e se solidariza profundamente com a dor das famílias das vítimas.
Administração do Condomínio Splendor Reserva do Horto.”