Meio de transporte funciona de segunda a domingo, incluindo feriados em horários especiais. Ao todo, são 4 cabines.
O Elevador Lacerda completou, nesta quinta-feira (8), 149 anos. O meio de transporte, que é também um dos principais pontos turísticos da capital baiana foi inaugurado em 1873 como ligação das cidades alta e baixa. Ele tinha, na época, 63 metros de altura.
Pensado pelo engenheiro Antonio de Lacerda e construído pelo irmão Augusto, a obra foi iniciada em 1869 e concluída em 8 de dezembro, dia de N. Sra. da Conceição. A estrutura já foi considerada o mais alto elevador urbano do mundo.
Inicialmente era chamado de Elevador Hidráulico da Conceição. Mas ao longo dos anos, teve o nome alterado para prestar uma homenagem ao idealizador. O nome ‘Elevador Lacerda’ foi adotado em 1896.
O percusso de um ponto a outro leva, em média, 30 segundos. A estrutura atual, de 1930, tem 72 metros de altura e o acesso pelos baianos e turistas custa apenas R$ 0,15 centavos por viagem. A arquitetura tem estilo art déco – que surgiu na Europa nos anos 20 e têm com características o uso de formas geométricas, ornamentos e design abstrato.
O Elevador Lacerda funciona de segunda a domingo, incluindo feriados em horários especiais. Ao todo, são 4 cabines e a capacidade é de transporte de 27 passageiros.
Ele é composto de duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia, segundo a prefeitura de Salvador.
Vale ainda ressaltar que o Elevador foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 07 de dezembro de 2006.
Fonte: iBahia