O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas em Porto Alegre, agora conta com um elevador para casos emergenciais. Como parte do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio do hospital, já está em operação o primeiro elevador de emergência da instituição, projetado para ser usado como rota de fuga pelos bombeiros e operar por até quatro horas sem energia elétrica, a partir de gerador.
Isolado por paredes refratárias e equipado com portas resistentes, o equipamento é capaz de suportar altas temperaturas. Com sistema de exaustão de fumaça e insuflador de ar, está dimensionado para manter o oxigênio em uma quantidade segura dentro da cabine, sem risco de alimentar eventuais chamas.
Capacidade do elevador
Com capacidade para 15 pessoas e espaço para o transporte de maca, o elevador garante segurança e conforto aos pacientes. Além disso, é 100% acessível, dispondo de sinalização em braile e sonora, barras de apoio, sinalização direcional, indicador digital de peso e outras funções pensadas para facilitar o uso por pessoas portadoras de deficiência.
O diretor-geral do HMIPV, Cincinato Fernandes Neto, enfatiza que a implementação foi muito almejada. “A direção se empenhou diretamente nesta obra, de extrema importância e executada com recursos do Ministério da Saúde, como contrapartida do hospital ter sido municipalizado em 2001”, conta o gestor.
Obras – Iniciada em junho de 2022, a obra teve um investimento de R$ 2 milhões – considerando que foram dois elevadores entregues, sendo apenas um de emergência – e está sendo finalizada dentro da data projetada, sem necessidade de aditivos contratuais. Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, o HMIPV fica na avenida Independência, 661.