Crea-PR se pronuncia sobre acidente fatal em instalação de elevador em Guarapuava

Polícia Civil segue investigando as circunstâncias do acidente para determinar eventuais responsabilidades

Foto: Reprodução/Crea-PR – Rede Sul de Notícias

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) divulgou uma nota de esclarecimento sobre o acidente que vitimou dois trabalhadores durante a instalação de um elevador no Edifício Golden Garden, em Guarapuava. O acidente ocorreu no dia 18 de março, quando os profissionais caíram no poço do elevador, a uma altura de aproximadamente 20 metros.

A fiscalização do Crea-PR apurou que a empresa responsável pela modernização dos elevadores, que instalava o terceiro equipamento no momento do acidente, também faz a manutenção dos elevadores do edifício. De acordo com o Crea, a empresa está devidamente registrada no Conselho, com responsável técnico e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vigente até 24 de março de 2025.

NORMAS E TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS

O Crea-PR também esclareceu que a exigência de um engenheiro de segurança do trabalho para a empresa responsável depende do porte e grau de risco da mesma, conforme definido pelas Normas Regulamentadoras (NRs) – especialmente a NR 04, que é fiscalizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Além disso, destacou que, para esse tipo de atividade, os trabalhadores devem possuir treinamentos obrigatórios em normas como a NR-35, que trata do trabalho em altura, a NR-33, referente à atividades em espaço confinado, e a NR-10, voltada para a segurança em trabalhos com instalações elétricas.

CONTINUIDADE DAS INVESTIGAÇÕES

O Crea-PR informou que anexará ao processo administrativo de fiscalização uma cópia do Boletim de Ocorrência (BO) do Corpo de Bombeiros. Como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atendeu a ocorrência, também solicitará o respectivo registro. O Conselho já está oficiando ambos os órgãos para obter tais documentos.

A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias do acidente para determinar eventuais responsabilidades.

Reprodução/Créditos: Rede Sul de Notícias

 

 

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS