A construção da Jeddah Tower, que promete se tornar o arranha-céu mais alto do mundo com 1.000 metros de altura, foi retomada após um hiato de quase sete anos. Localizada em Jeddah, na Arábia Saudita, a obra será um marco arquitetônico global e superará o Burj Khalifa, de Dubai, que atualmente detém o recorde, com 828 metros de altura. A conclusão do projeto, agora prevista para 2028, marca um passo importante para a concretização de um dos empreendimentos mais ambiciosos da engenharia moderna.
Hiato – A obra da Jeddah Tower estava cerca de um terço concluída quando, em 2017, várias figuras-chave — incluindo os presidentes do principal contratante e de um conglomerado que co-financiou o projeto — foram presas na campanha anticorrupção do Príncipe Herdeiro Mohammed bin Salman, que levou centenas a serem interrogadas sob acusações de corrupção.
Retomada – Em cerimônia realizada na última semana, a Jeddah Economic Company (JEC), anunciou que a torre deve ser concluída em 2028. A construção, projetada pelo renomado arquiteto americano Adrian Smith, que também projetou o Burj Khalifa, terá 157 andares e contará com espaços para hotéis, residências de luxo, escritórios e o deck de observação mais alto do mundo.
O design do edifício é inspirado em uma planta do deserto, com uma estrutura triangular que se eleva de forma contínua, proporcionando estabilidade contra os fortes ventos da região. Além disso, a fundação é composta por estacas de concreto escavadas a mais de 100 metros de profundidade, garantindo a segurança do edifício.
Investimento – Com um contrato no valor de 7,2 bilhões de riais sauditas (aproximadamente 1,9 bilhão de dólares) assinado com o Saudi Binladen Group, a Jeddah Economic Company (JEC), responsável pelo desenvolvimento, anunciou que já foram concluídos 63 dos 157 andares da torre. A infraestrutura da primeira fase do projeto, que abrange 1,3 milhão de metros quadrados, também já está pronta, incluindo eletricidade, água, e conectividade de internet de alta velocidade. A expectativa é que o arranha-céu atraia investidores e promova o desenvolvimento da Jeddah Economic City, um complexo urbano ao redor da torre.