Conheça o primeiro elevador sem cabos

Créditos: TKE

Um elevador que pode transformar prédios e cidades. A TK Elevator (anteriormente ThyssenKrupp Elevator) criou o MULTI, o primeiro elevador sem cabos do mundo. O elevador foi projetado para tornar os arranha-céus mais eficientes e para transformar edifícios e cidades como os conhecemos.

Como funciona o elevador sem cabos?

No MULTI, os cabos convencionais são substituídas pela tecnologia de acionamento linear para um sistema de freio multinível que pode mover vários elevadores em um único eixo vertical e horizontalmente em trilhos magnéticos.

Eletroímãs são colocados em trilhos-guia ao lado de ímãs permanentes atrás da cabine na borda. As forças eletromagnéticas puxam a cabine para cima ou controlam o movimento descendente do elevador.

O MULTI está atualmente sendo testado na torre TKE Testturm de 245 metros de altura em Rottweil, Alemanha, uma torre construída para projetar tecnologia inovadora de elevador. Três dos poços do elevador da torre são especialmente projetados para testar o sistema MULTI.

Testturm, torre de testes do Multi, o elevador sem cabos. Créditos: Tomorrow’s World Today

Por que foi projetado?

A maioria dos elevadores de corda padrão só pode viajar cerca de 502 metros (151 andares). Isso significa que os passageiros devem pegar vários elevadores para chegar ao último andar do edifício. Também limita como os arquitetos podem construir porque os poços dos elevadores ocupam muito espaço no edifício.

Em um elevador multidirecional sem cordas como o MULTI, o elevador no saguão pode levar os passageiros para cima e através do edifício sem as limitações de um poço de elevador grande e vertical. O espaço extra onde um eixo teria ido está disponível, acomodando mais pessoas e empresas no arranha-céu.

O MULTI também funciona como um trem contínuo, o que significa que os tempos de espera são reduzidos em uma média de 15 a 20 segundos. Além disso, o MULTI requer uma potência de pico muito menor, permitindo um melhor gerenciamento das necessidades de energia do edifício, reduzindo a demanda de energia de pico em até 60%.

É seguro?

O MULTI possui mais de 100 sensores por metro que coletam dados continuamente para seu gêmeo digital, que é a réplica digital do mundo físico. O gêmeo digital do elevador facilita sua segurança enviando dados em tempo real para a nuvem digital do Microsoft Azure para monitorar anomalias, gerar insights para solução de problemas na manutenção, avaliar a segurança do elevador e muito mais. O gêmeo digital também pode prever falhas futuras e simular várias situações pelas quais o elevador pode passar. Por exemplo, na fase de desenvolvimento do MULTI, o gêmeo digital simulou o uso de freios de emergência para analisar o que ocorreria. Este teria sido um experimento extremamente caro e demorado no mundo físico. Da mesma forma, o gêmeo digital pode testar o elevador em condições de umidade ou calor extremos para ver como ele funciona.

Confira a visita feita a torre de testes TKE Testturm:

Fonte: Tomorrow’s World Today

Confira mais notícias em nosso site:

Previsto para março de 2023 o elevador que levará turistas ao coração do Cristo Protetor em Encantado (RS)

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS