Os passageiros do metrô prestam muita atenção aos elevadores e escadas rolantes em suas estações. Eles também percebem quando há falta de acessibilidade.
Então, as pessoas que moram perto da estação de trem da 181st Street A em Upper Manhattan, Nova York ficaram emocionadas na quinta-feira quando um projeto para atualizar a estação de metrô finalmente foi concluído.
Os passageiros fazem a primeira viagem nos novos trens do metrô de Nova York
“Estou animado. Tem muita gente que não pode subir de escada”, disse Carmen, que mora na região.
Em maio passado, o MTA (Autoridade Metropolitana de Transporte_ iniciou um projeto de substituição de escada rolante em uma entrada. O uso desse ponto de acesso durante a construção exigia que os passageiros do metrô subissem ou descessem mais de 80 degraus. Outra entrada a três quarteirões de distância tem um elevador que se conecta ao mezanino.
O projeto estava inicialmente previsto para ser concluído em fevereiro de 2023, mas as novas escadas rolantes estavam funcionando no final de março.
“Tem sido uma dor para muitas pessoas”, disse Chandler, outro vizinho.
A acessibilidade total permite que os passageiros viajem da rua para todas as plataformas por meio de elevadores ou rampas. A estação representa os desafios enfrentados pelo sistema de metrô. Das 472 estações de metrô do sistema, cerca de 70% não são acessíveis.