Alunos ficam presos em elevador do Instituto Federal da Bahia

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

 

Na manhã da última segunda-feira (2), cinco alunos do Instituto Federal da Bahia (IFBA) ficaram presos em um elevador no campus Salvador, no bairro Barbalho. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, os jovens aparecem visivelmente desconfortáveis – um deles, inclusive, relatando mal-estar devido ao calor no local.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas como o elevador estava parado entre dois andares, não seria recomendado fazer a movimentação manual, uma vez que poderia comprometer a integridade de quem estava na parte interna.

Foi necessário, então, aguardar a chegada do profissional da empresa responsável pela manutenção, que fez os procedimentos técnicos corretos de alinhamento do elevador nos dois andares. Os estudantes foram resgatados sem ferimentos.

A instituição esclareceu que o elevador é destinado a pessoas com deficiência, idosos e gestantes e estava em bom funcionamento. Ainda de acordo com a instituição, o problema ocorreu devido à quantidade excessiva de usuários, que também não tinham o perfil indicado para o uso do equipamento.

O IFBA informou que a manutenção preventiva é realizada mensalmente, com a última feita em 21 de novembro.

Confira o comunicado na íntegra: 

“O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Salvador​, vem prestar esclarecimento referente ao ocorrido com estudantes em elevador, na manhã de hoje, 2 de dezembro de 2024.

​Por volta das ​9 horas​, ​a equipe da Diretoria Adjunta de Engenharia e Manutenção (Daem) foi comunicada que o elevador do bloco ​”O”, estava parado entre um andar e outro​, com cinco alunos​ do curso técnico de refrigeração e climatização.

O elevador em questão é de uso exclusivo para pessoas com deficiência (PCD), idosos e gestantes e tem a capacidade de suportar até quatro pessoas. Os estudantes encontrados no interior do elevador estavam em número de cinco, ou seja, acima do permitido, e não tinham o perfil indicado para uso do equipamento.

Como o elevador estava entre um andar e outro, não seria recomendado fazer a movimentação manual, uma vez que poderia comprometer a integridade de quem estava na parte interna. Foi necessário, então,  aguardar a chegada do profissional da empresa responsável pela manutenção, para fazer os procedimentos técnicos corretos de alinhamento do elevador nos dois andares e, então, poder liberar os jovens.

E assim foi feito. Após o incidente, no qual não houve danos físicos, os estudantes foram liberados para voltarem às suas salas de aula e continuarem suas atividades acadêmicas rotineiras.

É importante salientar que o  elevador estava em pleno funcionamento e que o problema foi gerado pela carga excessiva de pessoas. Todos os elevadores da instituição passam por manutenção preventiva mensal, sendo a última realizada no dia 21 de novembro de 2024. Além dessa ação, periodicamente, são realizadas campanhas internas de conscientização em relação ao uso devido e preservação do patrimônio público.”

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS