Aeroporto Internacional de Foz de Iguaçu ganha quatro elevadores e três escadas rolantes novas

Equipamentos modernos e com tecnologias inovadoras desenvolvidos pela TKE têm como objetivo proporcionar uma experiência diferenciada aos passageiros desde o saguão do aeroporto até o embarque/desembarque do avião

Foto: Divulgação | CCR Aeroportos

A TK Elevator (TKE) marca presença no Aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná, um dos três mais movimentados do Brasil fora das capitais, com mais de 2 milhões de passageiros registrados no último ano.

Principal porta de entrada para quem visita Foz do Iguaçu e suas belezas, como as Cataratas do Iguaçu, o aeroporto finalizou, em janeiro de 2025, a fase 1B das obras de ampliação, a partir de investimentos feitos pela CCRInternacional  Aeroportos, divisão do Grupo CCR, responsável pela operação do aeroporto.

Entre as melhorias estão a ampliação do terminal de passageiros, que passou a contar com 5 mil m², uma nova área de check-in e sala de embarque internacional conectada às aeronaves por pontes de embarque, ampliação da sala de embarque doméstico e três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves, entre outras.

Como parte das obras, coube à TKE a instalação de quatro elevadores e três escadas rolantes novas, além da modernização de quatro pontes de embarque, uma solução visando à modernidade e melhor eficiência na área de embarque e desembarque do Aeroporto de Foz.

“Com nossas soluções de mobilidade, os aeroportos ganham agilidade e eficiência e passam a agregar valor aos passageiros. Para o projeto do Aeroporto de Foz entregamos equipamentos de alta tecnologia e realizamos a primeira modernização de pontes de embarque em um aeroporto brasileiro, alcançando um excelente resultado”, destaca Renato Medrado, Gerente de projetos Especiais da TK Elevator para a América Latina. 

 Soluções para aeroportos

Os equipamentos modernos e com tecnologias inovadoras desenvolvidos pela TKE para os aeroportos têm por objetivo proporcionar uma experiência diferenciada aos passageiros desde o saguão do aeroporto até o embarque/desembarque do avião. 

As pontes de embarque modelo Apron Drive do Aeroporto de Foz, por exemplo, além de proporcionar segurança e comodidade aos passageiros, podem ser personalizadas e têm capacidade para atenderem a praticamente todos os tipos de aeronaves. O aeroporto já tinha pontes de embarque instaladas que precisaram ser remanejadas para outra área, além de passarem por uma modernização como a troca de peças e reforma estrutural de partes danificadas com o tempo de uso. 

(Foto: Divulgação TKE)

Os dois elevadores que atendem às necessidades de mobilidade do aeroporto são de duas paradas, com capacidade para 13 pessoas e máquinas gearless, que não precisam de óleo e contribuem para a preservação do meio ambiente. E, diante do fluxo de usuários, os elevadores operam com a solução MAX de manutenção preditiva.

Baseada em IoT e IA, a tecnologia coleta os dados dos elevadores em tempo real, detectando falhas antes que o equipamento pare ou que o passageiro perceba. Dessa forma, é possível intervir para manter o elevador funcionando o maior tempo possível.

Já as escadas rolantes do aeroporto são do modelo Velino, equipamento de alta performance, que atende integralmente às normas brasileira e europeias para os requisitos de segurança. Com capacidade para transportar até 6.400 pessoas/hora, também são eficientes na economia de energia, a partir de um inversor de frequência de velocidade que mantém o modo stand by quando os equipamentos não estão em uso.

E, como recurso estético, as escadas rolantes do Aeroporto de Foz contam com o sistema inteligente de LED, com iluminação abaixo do corrimão na cor branca.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS