Faleceu no último dia 07 de janeiro Gerson Gusmão, associado e apoiador do Seciesp e da Abeel. Ele completaria 70 anos em agosto deste ano. Empreendedor nato, Gusmão fundou a Hidrotécnica Liger, no ano de 1993, ao identificar um potencial de mercado no segmento de elevadores.
Naquela época a maioria dos elevadores era semiautomático e as portas necessitavam de um mecanismo que permitisse o fechamento das portas com uma trava de maneira segura. Os condomínios e as empresas de manutenção eram então abastecidas por multinacionais, mas faltava no mercado uma empresa que fornecesse peças para portas e que atendesse a todas as empresas nacionais de manutenção e conservação, sem distinção.
A partir daí, a Liger passou a prestar serviços na área de recondicionamento de fechadores hidráulicos para porta de elevadores e na distribuição de molas hidráulicas novas para todos os tipos de portas. “Sem a parceria de Gusmão no fornecimento de molas e acessórios para portas, nosso segmento teria enfrentado muitas dificuldades para atender os clientes. Graças a ele muitas empresas puderam sobreviver e crescer”, destaca José Ricardo Schmidt, diretor da Engetax e vice-presidente do Seciesp.
No segmento de plataformas para transporte de pessoas com limitação física e dificuldades de locomoção, Gusmão lançou um mecanismo de fechamento com trava que possibilita o conforto e a segurança a pessoa com deficiência. Desta forma, evita riscos ao passageiro. “Além de empreendedor criativo, Gusmão foi ainda um bom amigo, sempre disposto a ajudar a todos de nosso segmento. Era um excelente ouvinte”, conta Schmidt. “Ele fará muita falta”. O empresário deixa a esposa e dois filhos Leandro e Gustavo.