Arduino: Conheça a solução inteligente para projetos em elevadores

Por Newton C. Braga

Os recursos de automação dos elevadores e sistemas associados exigem cada vez mais o uso de microcontroladores. Seus recursos avançados e até de operação sem fio levam as instalações que usam elevadores e um grau de sofisticação cada vez maior. O uso de todos os recursos de microcontroladores, como o Arduino, é de grande importância tanto para o profissional da manutenção como também para os que desejam desenvolver novos produtos.

   Uma palavra que está na boca de todos que trabalham com tecnologia em nossos dias é IoT, ou Internet of Things (Internet das Coisas). Objetos e tudo que usamos no nosso dia a dia estarão conectados à internet no futuro. Na verdade, já está. Podemos acionar a fechadura de nossa casa pelo celular, nossas câmeras de segurança e até nosso forno de microondas se comunica com outros objetos usando redes sem fio.

   O elevador também está se conectando à internet e pode ir além com avançados que incluirão novos aplicativos. Na verdade, um mundo de aplicativos que merece uma atenção especial quando tratamos de mobilidade e utilização por humanos é o que está diretamente ligado às pessoas com necessidades especiais.

   Tudo isso significa que o profissional tanto da manutenção, instalação, como do projeto de tudo que está relacionado com elevadores deve estar preparado para entender as novas tecnologias usadas.

Figura 1 – Elevador de serviço controlado por Arduino

   De sistemas de segurança, acessibilidade, reconhecimento biométrico e outros o profissional deve entender como as novas tecnologias operam nisso tudo. Os microcontroladores já têm sido utilizados em muitas aplicações relacionadas com os elevadores há muito tempo. No entanto, na maioria dos casos são usados tipos específicos que tem fabricantes proprietários.

Mas, o que está ocorrendo em nossos dias é que existe uma infinidade de pequenos fabricantes que terceirizam aplicações e que podem ser usadas juntamente com as aplicações dos grandes fabricantes. Em especial temos os fabricantes de pequeno porte que se baseiam em tecnologias acessíveis, como a do Arduino.

   Esse pequeno microcontrolador que começou como algo que deveria ser usado no ensino, se propagou, cresceu em recursos e hoje temos uma grande variedade de tipos que são usados por pequenas indústrias no desenvolvimento de produtos específicos.

    Aplicações IoT, que incluem recursos que podem ser agregados a uma aplicação predial, por exemplo, um elevador podem ser facilmente ser elaborados com base em Arduino. Assim, para o profissional dessa área conhecer a linguagem de programação, aprender a trabalhar com esse tipo de microcontrolador pode abrir campos interessantes de atividades para se ganhar dinheiro.

    Hoje, navegando na Internet, encontraremos uma grande quantidade de projetos experimentais, didáticos, e de maquetes com elevadores justamente usando o Arduino. Esses projetos mostram que nos cursos de automação industrial, predial e residencial a base para entender os processos de funcionamento de elevadores está justamente neste tipo de componente.

O que é o Arduino

Arduino – Wikipédia, a enciclopédia livre
Figura 2 – Arduino Uno

    O controle de dispositivos de forma inteligente se baseia em dispositivos eletrônicos denominados microcontroladores. Diferentemente dos microprocessadores que processam sinais realizando operação matemáticas, os microcontroladores, por outro lado, realizam operações de controle de dispositivos externos a parir do processamento de sinais que recebem de comandos ou sensores.

   Existem diversos tipos de microcontroladores populares, um deles é o Arduino, que possuem recursos para a ligação de muitos sensores e podem comandar dispositivos de diversos tipos, quer seja diretamente, quer seja usando shields.

   Shields são placas adicionais que possuem recursos para o controle de dispositivos de alta potência, quer seja diretamente (semicondutores), quer seja através de relés. Esses shields podem ser usados para controlar motores, solenoides, lâmpadas etc. Podem até funcionar como contatores. Também existem os shields de comunicação que possibilitam o acesso a redes WiFi, LoRa e aos sensores dos mais diversos graus de sofisticação.

Figura 3 – Exemplo de elevador com Arduino

   Aprender Arduino não é difícil e se você quer começar com início, aprendendo eletrônica, pode utilizar nossos livros, nossos artigos e nossos cursos a distância. Visite nosso site.

Sobre o autor

Newton C. Braga é autor de centenas de livros sobre eletrônica e proprietário do Instituto Newton C. Braga que mantem cursos à distância e um site com mais de 30 000 artigos técnicos em: www.newtoncbraga.com.br

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMA EDIÇÃO REVISTA

spot_img

ÚLTIMAS MATÉRIAS